Admin 9 months ago

As Melhores Placas de Vídeo Baratas em 2024 (PCYES e mais)

Para quem está montando um computador com bom custo-benefício, deseja usar mais de um monitor para trabalho ou quer rodar jogos mais leves, uma placa de vídeo barata pode ser uma ótima opção. Existem diversas placas de vídeo AMD e NVIDIA baratas no mercado, com faixas de preço que podem variar bastante de acordo com os recursos.


Marcas como PowerColor, Gainward e PCYES têm modelos diversos, mas como saber qual atende melhor suas necessidades? Para te ajudar, criamos este guia com informações úteis para suas compras. Elaboramos também um ranking com as 10 melhores placas de vídeo baratas do mercado. Aproveite!

1 1
1 2 2
2 3 3
3 4 4
4 5 5
5 6 6
6 7 7
7 8 8
8 9 9
9 10 10
10

No.1


POWERCOLOR

Placa de Vídeo Red Dragon Radeon RX 550

Placa de Vídeo Red Dragon Radeon RX 550 Foto 1



Melhor Placa de Vídeo Barata para Escritório e Jogos


A PowerColor é uma excelente marca que já possui muita tradição no mercado brasileiro. Sua placa de vídeo Red Dragon Radeon RX 550 com GPU da AMD possui a tecnologia Radeon Chill, que regula dinamicamente a taxa de quadros em jogos, economizando energia e melhorando a jogabilidade.


Outra funcionalidade apresentada pela AMD é o PowerTune, um recurso que otimiza o desempenho da placa em momentos de maior exigência, aumentando de forma dinâmica o clock máximo. Essa e outras diversas funções estão disponíveis no painel de controle Radeon.


Usuários da RX 550 relatam nos e-commerces que ela é uma boa placa de vídeo para PCs de entrada que não tenham uma fonte de alimentação muito potente. Isso torna o custo-benefício da montagem bem vantajoso em relação a outras placas de mesmo porte.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.2


GAINWARD

Placa de Vídeo GeForce GT 1030 

Placa de Vídeo GeForce GT 1030 Foto 1




Atualização de Drivers Rápida e Prática


Outra opção de placa de vídeo boa e barata é a GeForce GT 1030 da Gainward. Sua GPU foi lançada em 2017 pela NVIDIA, sendo um dos modelos mais recentes do ranking, e conta com 2 GB de memória padrão DDR4 e barramento PCI Express 3.0. Além disso, ela suporta DirectX 12, a versão mais atual.


A GeForce GT 1030 utiliza a tecnologia GPU Boost, que aumenta o desempenho da placa sempre que houver alguma energia extra disponível. Atente-se para a compatibilidade do seu monitor antes de realizar a compra, pois a GeForce GT 1030 da Gainward não possui entrada VGA, apenas HDMI e DVI.


Compatível com Windows 10, a placa de vídeo barata da Gainward oferece drivers, aplicativos e manual facilmente acessáveis no site da fabricante. Quem comprou garante que ela tem um ótimo custo-benefício, especialmente para uso em escritório.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.3


PCYES

Placa de Vídeo GeForce GTX 750 TI 2 GB 

Placa de Vídeo GeForce GTX 750 TI 2 GB Foto 1


Bom Preço para Rodar Vários Jogos



A GTX 750 TI é uma GPU da NVIDIA focada em jogos lançada em 2014 e que ainda roda uma grande quantidade de games. Em reviews, é possível conferir essa placa rodando grandes jogos de gerações passadas, como GTA V, The Witcher 3 e Battlefield V em qualidade gráfica média.


Seu dissipador de calor com 2 fans ajuda a reduzir a temperatura da placa durante as jogatinas ou até nas tarefas do dia a dia, proporcionando um melhor desempenho. Seja para jogar ou para trabalhar, a GTX 750 TI da Pcyes é uma ótima opção!


Para quem busca uma opção de placa de vídeo boa e barata para jogar em alta resolução com qualidade de imagem HD 1080p, a GTX 750 TI cumpre bem essa proposta com saídas HDMI e DisplayPort. Por ter o padrão GDDR5, ela oferece muito mais desempenho que outras placas com 2 GB.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.4


AFOX

Placa de Vídeo Radeon RX 550 

Placa de Vídeo Radeon RX 550 Foto 1


Placa de Vídeo que Supera Expectativas



A Radeon RX 550 da AFOX é uma das placas de vídeo mais vendidas nessa faixa de preço. O sucesso de vendas se dá pela boa configuração presente no modelo, com GPU da AMD, barramento PCI Express 3.0 e memória 4 GB padrão GDDR5. Ela é útil para rodar programas de escritório sem grandes dificuldades.


Com ela, também é possível jogar uma boa quantidade de games, como GTA V, League of Legends e até Genshin Impact, mas sempre se atentando à configuração gráfica recomendada pelo jogo. Programas de edição mais simples, como vetorização de imagens, também são suportados. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.5


GAINWARD

Placa de Vídeo GeForce GT 710 2 GB SilentFX 

Placa de Vídeo GeForce GT 710 2 GB SilentFX Foto 1



O Máximo de Silêncio com SilentFX


Para quem preza pelo silêncio durante o trabalho, a placa de vídeo GeForce GT 710 da Gainward é um modelo bem interessante. Ela faz parte da SilentFX, uma linha da Gainward que não utiliza fans em sua construção, reduzindo consideravelmente a emissão de sons durante o uso.


A GeForce GT 710 oferece memória de 2 GB do tipo DDR3 com padrão de barramento PCI Express 2.0 e clock de 954 MHz. Usuários avaliaram o produto em sites de e-commerce como um bom custo benefício, capaz de fazer edições simples em vídeos e imagens, além de oferecer uma saída HDMI. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.6


PCYES

Placa de Vídeo GeForce GT 740

Placa de Vídeo GeForce GT 740 Foto 1



Opção de Placa de Vídeo 4 GB Barata



Para aqueles que necessitam de um pouco mais de desempenho, a GeForce GT 740 é uma boa opção de placa de vídeo 4 GB barata, contando com padrão GDDR5 e barramento PCI Express 3.0. A GT 740 é capaz de rodar jogos leves, como Minecraft, Terraria e Euro Truck Simulator 2. 


Também é compatível com a tecnologia de antisserrilhamento NVIDIA FXAA, que suaviza as bordas dentadas em centenas de jogos a partir de um único comando no painel de controle da NVIDIA. Se você busca uma placa de vídeo para trabalho e jogatinas casuais, vale a pena adquirir a GeForce GT 740.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.7


PCYES

Placa de Vídeo GeForce GT 710

Placa de Vídeo GeForce GT 710 Foto 1



Boa Opção para Jogar League of Legends


Se você procura uma placa de vídeo para jogos leves, a GeForce GT 710 da Pcyes não vai te deixar na mão. De acordo com avaliações de usuários na Amazon, o modelo é capaz de rodar League of Legends com 60 FPS em 1080p na configuração equilibrada de gráficos.


Seu dissipador de calor com 1 fan ajuda no desempenho do hardware, evitando o aquecimento durante as jogatinas. Outra característica é seu tamanho compacto que, junto do kit low profile, permite que a placa seja compatível com a grande maioria dos gabinetes disponíveis no mercado.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.8


COLORFUL

Placa de Vídeo GeForce GT 710 | GT710-2GD3-V

Placa de Vídeo GeForce GT 710 Foto 1


Placa de Vídeo Boa e Barata DDR3



A Colorful é uma marca confiável que talvez seja desconhecida para algumas pessoas, mas que possui produtos de ótima qualidade. A marca ainda está se expandindo no mercado brasileiro, porém já é uma das mais vendidas em alguns e-commerces de peso, como a Americanas.


Um dos modelos mais interessantes da Colorful é a GeForce GT 710, uma placa de vídeo barata com 2 GB padrão GDDR3. Outras características dessa placa de vídeo são seu clock base de até 954 MHz e suas 3 principais conexões: HDM, VGA e DVI. Uma desvantagem é que ela não informa o padrão de conexão.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.9


PCYES

Placa de Vídeo GeForce G 210

Placa de Vídeo GeForce G 210 Foto 1




Funcional e com Excelente Preço


A marca brasileira Pcyes oferece a GeForce G 210 como uma boa opção para quem procura economizar. Com GPU da NVIDIA, este modelo possui um dos preços mais interessantes para quem busca um produto barato e funcional. Muitos usuários em e-commerces recomendam a G 210 para utilizar 2 monitores no PC.


A GeForce G 210 acompanha um kit low profile, garantindo o encaixe em diferentes modelos de gabinetes. Lembrando que este modelo é recomendado para atividades simples, como redigir textos ou assistir vídeos. Para usos mais exigentes confira nossas outras recomendações.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.10


AFOX

Placa de Vídeo GT 610 

Placa de Vídeo GT 610 Foto 1



Placa de Vídeo Barata 2 GB para Uso em Escritórios


A placa de vídeo GT 610 da AFOX utiliza uma GPU lançada em 2012 pela NVIDIA, mas ainda é uma boa escolha para quem procura um modelo mais simples. Ela é uma placa de vídeo barata 2 GB e tem um tamanho compacto, além de um desempenho energético eficiente


Por ser um modelo básico, a AFOX recomenda seu uso em escritórios, repartições ou outras funções que não exijam tanto da placa de vídeo. Alguns jogos leves também podem rodar, mas com gráficos no médio ou até baixo. Em lojas virtuais, os usuários elogiam o preço justo pelo que a placa entrega.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

Como Escolher a Melhor Placa de Vídeo Barata

É preciso observar algumas características técnicas para encontrar uma placa de vídeo boa e barata para suas atividades. Informações como GPU, memória, padrão de conexão, clock, fonte de alimentação e saídas de vídeo são muito importantes. Confira mais detalhes nos tópicos a seguir. 

① Escolha entre Placas de Vídeo Baratas NVIDIA GeForce ou AMD Radeon

Escolha entre Placas de Vídeo Baratas NVIDIA GeForce ou AMD Radeon

Apesar de existirem diversas marcas que fabricam ou distribuem placas de vídeo, como Galax, Gaiwanrd, Afox, Pcyes e várias outras, existem apenas 2 fabricantes de chips gráficos: a AMD e a NVIDIA. Geralmente, as placas de vídeo com preço mais acessível são da linha GeForce da NVIDIA e Radeon, da AMD.


As placas de vídeo baratas NVIDIA GeForce costumam ser das linhas G, GT e há também alguns modelos um pouco mais recentes, da linha GTX. Já as placas de vídeo AMD Radeon RX 550 costumam ser os modelos mais acessíveis da marca, mas possuem um custo maior do que as placas da NVIDIA. 


Se você quiser conhecer modelos específicos de cada fabricante, clique nos links abaixo para conferir!

Alguns programas de computador funcionam melhor com placas de video GeForce e outros com placas de video AMD. Por exemplo, historicamente falando, as placas de vídeo GeForce sempre ofereceram melhor desempenho para os principais programas da Adobe, quando comparado com a AMD. 


Se você usa frequentemente algum programa, verifique se ele oferece alguma otimização para placas GeForce ou AMD e escolha a que melhor te atender.


Top 10 Melhores Placas de Vídeo GeForce em 2023 (GTX 1050, 1650 e mais)Top 10 Melhores Placas de Vídeo GeForce em 2023 (GTX 1050, 1650 e mais)

② Para Garantir a Compatibilidade, Conheça o Padrão de Conexão da Placa de Vídeo Barata

Para Garantir a Compatibilidade, Conheça o Padrão de Conexão da Placa de Vídeo Barata

Um passo importante para evitar problemas de incompatibilidade é conferir qual o é barramento da placa-mãe. Placas de vídeo baratas costumam ser modelos um pouco mais antigos, por isso, é necessário conferir no site do fabricante se a conexão utilizada é PCIe 2.0 ou PCIe 3.0.


O PCIe 2.0 oferece uma taxa de leitura de dados inferior à sua versão 3.0. Contudo, o preço mais em conta da versão 2.0 acaba sendo muito mais atrativo para aqueles que desejam uma placa de vídeo barata para atividades de escritório, programas de edição de imagem básicos ou jogos pouco exigentes. 

A grande maioria das placas baratas ocupam apenas um slot de conexão com a placa mãe, outras, mais largas, podem ocupar 2 slots de conexão. Se você pretende trocar a placa antiga por uma mais nova, verifique a instalação atual e o espaço ocupado antes de comprar.

③ Observe a Capacidade da Memória Oferecida pela Placa de Vídeo Barata

Observe a Capacidade da Memória Oferecida pela Placa de Vídeo Barata

A memória dedicada da placa de vídeo é chamada de VRAM ou memória de vídeo. Sua função é armazenar e acessar rapidamente os dados gráficos de maneira temporária. As placas de vídeo baratas com VRAM de 2 GB são recomendadas para atividades leves, como edição básica de imagens.


Já as VRAM com 4 GB suportam uma carga de trabalho um pouco maior, como edição de vídeos e alguns jogos intermediários. Vale conferir também os dados de GDDR, que é outro tipo de memória para placas gráficas, pois ele influencia no desempenho delas. 


Quanto maior, mais eficiente. Por isso, placas GDDR3 possuem um desempenho inferior às placas com GDDR5, por exemplo. Como isso pode influenciar na velocidade dos gráficos durante o uso, é importante conferir esse aspecto antes de comprar a sua placa de vídeo barata. 

④ Quanto Maior o Clock da Placa de Vídeo Barata, Melhor o Desempenho

Quanto Maior o Clock da Placa de Vídeo Barata, Melhor o Desempenho

O clock, também conhecido como frequência de trabalho, informa o número de ciclos por segundo que são feitos durante a sincronização entre dispositivos. Essa característica é interessante, pois placas de vídeo com clock maior apresentam um melhor desempenho.


Medido em MHz, o clock das placas de vídeo baratas costuma variar entre 810 e 1350 MHz e, junto com as informações de memória, permitem entender quais são as melhores placas de vídeo baratas do mercado. Algumas placas podem ter o clock aumentado utilizando o software de sua fabricante.

O desempenho de uma placa de vídeo também é afetado por outros fatores, como a "família" do processador. Normalmente, os processadores das famílias mais atuais tendem a ser mais velozes, em relação aos os processadores de famílias antigas. 

⑤ Entenda a Demanda de Energia da Placa de Vídeo Barata

Entenda a Demanda de Energia da Placa de Vídeo Barata

Existem 2 tipos principais de placas de vídeo: as placas que recebem energia de um cabo da fonte de alimentação e as placas que utilizam apenas a energia do barramento da placa-mãe. A grande maioria das placas de vídeo baratas se encaixam na segunda categoria. 


As placas de vídeo que funcionam com a energia do PCIe possuem um gasto bem menor, exigindo pouco das fontes de alimentação, sendo possível utilizar fontes de 400 a 500 W. O valor em Watts é calculado com uma margem de segurança para garantir o bom funcionamento de todos os componentes do PC.


Que tal conferir o nosso artigo exclusivos sobre fontes para PC? Clique no link abaixo:

O número de "ventiladores" ou coolers da placa de vídeo afeta a refrigeração da placa, o que é importante, mas também pode torná-la barulhenta, principalmente nos modelos mais baratos. Se um ambiente silencioso é importante para você, verifique na documentação da placa se há alguma informação sobre o nível de ruído que ela produz.



⑥ Verifique a Compatibilidade das Saídas de Vídeo da Placa com Seu Monitor



Verifique a Compatibilidade das Saídas de Vídeo da Placa com Seu Monitor


Outro critério que deve ser observado antes de escolher sua nova placa gráfica são as saídas de vídeo disponíveis, principalmente se você já possui monitor ou se tem intenção de usar 2 ou mais telas simultaneamente. Entenda mais sobre as saídas mais comuns nas placas de vídeo baratas a seguir: 


  • VGA: padrão analógico que transmite apenas vídeo. É o modelo de saída mais antigo, tanto a saída, quanto o conector possuem uma cor azul característica.  
  • DVI: padrão digital que também transmite apenas vídeo. Foi criado como um substituto para o VGA, mas vem se tornando pouco usado.  
  • HDMI: é a saída mais popular em monitores e televisões atualmente, a conexão transporta áudio e vídeo em alta qualidade. Seu uso é ideal para uma única tela.
  • DisplayPort: mais recente que o HDMI e ainda pouco popularizado no Brasil, o DisplayPort transporta vídeo e áudio digital e é recomendado para quem deseja utilizar 2 ou mais monitores.


Considere as saídas de vídeo disponíveis no seu monitor e a possibilidade de realizar upgrades no futuro. Placas de vídeo baratas com saídas HDMI e DisplayPort podem ser uma escolha interessante para quem busca mais qualidade audiovisual. Além disso, há diversos adaptadores disponíveis no mercado

Top Melhores Placas de Vídeo Baratas


1º lugar:POWERCOLOR|Placa de Vídeo Red Dragon Radeon RX 550


2º lugar:GAINWARD|Placa de Vídeo GeForce GT 1030


3º lugar:PCYES|Placa de Vídeo GeForce GTX 750 TI 2 GB


4º lugar:AFOX|Placa de Vídeo Radeon RX 550


5º lugar:GAINWARD|Placa de Vídeo GeForce GT 710 2 GB SilentFX


6º lugar: Placa de Vídeo GeForce GT 740


7º lugar:Placa de Vídeo GeForce GT 710


8º lugar: Placa de Vídeo GeForce GT 710 


9º lugar: Placa de Vídeo GeForce G 210


10º lugar: Placa de Vídeo GT 610 



Conclusão



Esperamos que você tenha conseguido encontrar a melhor placa de vídeo barata para executar suas atividades. Seguindo as dicas de avaliar GPU, memória, padrão de conexão, clock, fonte de alimentação e saídas de vídeo, sua escolha será muito mais simples e com menos risco de errar.


Caso tenha alguma dúvida antes de realizar sua compra, não deixe de conferir as informações do guia e considerar as opções do nosso ranking. Aproveite também para compartilhar este e outros artigos do blog com amigos e parentes para garantir as melhores escolhas de produtos. Até a próxima! 

0
168
Os Melhores Motorola que vale investir

Os Melhores Motorola que vale investir

defaultuser.png
Admin
10 months ago
As Melhores TVs LED (OLED, QLED e mais)

As Melhores TVs LED (OLED, QLED e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Celulares para Idosos

Os Melhores Celulares para Idosos

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Melhores Celulares e Smartphones

Melhores Celulares e Smartphones

defaultuser.png
Admin
10 months ago
Os Melhores Bebedouros (de Mesa e Coluna)

Os Melhores Bebedouros (de Mesa e Coluna)

defaultuser.png
Admin
9 months ago