Admin 9 months ago

Os Melhores SSDs SATA

Na hora de realizar um upgrade do seu notebook, os melhores SSDs são capazes de garantir uma experiência muito satisfatória. Isso porque são mais resistentes, ágeis e silenciosos em comparação aos HDs. Se você busca um SSD, mas ainda não sabe qual o melhor, veio ao lugar certo!


Preparamos um guia completo com dicas incríveis que vão te ajudar nessa difícil tarefa. E para facilitar sua escolha, selecionamos produtos para um ranking com os 10 melhores SSDs para notebook. Kingston, SanDisk e Samsung são algumas das marcas que encontrará por aqui. Vem com a gente!

1 1 1 2 2 2 3 3 3 4 4 4 5 5 5 6 6 6 7 7 7 8 8 8 9 9 9 10 10 10

No1

SAMSUNG

SSD 500GB Samsung 860 EVO | MZ-76E1T0B/AM

SSD 500GB Samsung 860 EVO Foto 1



Melhor SSD Sata III da Samsung


Com alto desempenho e capacidade, as versões do SSD Samsung 860 EVO garantem a integração com computadores convencionais, já que a interface é SATA III. Este modelo é extremamente vantajoso para quem instala muitos apps ou games pesados no PC ou notebook. 


Com um padrão SATA III de 500 GB, esse SSD Samsung já oferece muito espaço, mas a marca possui versões de até 4 TB. Ele foi projetado especialmente para computadores portáteis mais comuns, adicionando a tecnologia V-NAND, também conhecida como 3D NAND.


A sua durabilidade permite que você faça renderizações de vídeos em alta definição através desse modelo 8 vezes mais rápido que a versão anterior. Em sites de e-commerce, o produto é bem avaliado pelos compradores, que destacam, principalmente, sua velocidade de processamento.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795


No.2


SANDISK

SanDisk SSD Plus 1TB

SanDisk SSD Plus 1TB Foto 1



SSD SATA III com Garantia de 3 Anos


A SanDisk é uma marca prestigiada quando o assunto é armazenamento interno e externo. O SanDisk SSD Plus 1 TB é um SSD interno que não decepciona! Bem avaliado pelos seus compradores, esse dispositivo é uma boa opção para computadores e notebooks de usuários básicos ou intermediários.


Conta com interface SATA III e velocidades de gravação e leitura que garantem um bom desempenho para as atividades do dia a dia. A marca oferece uma garantia limitada por até 3 anos, o que dá uma tranquilidade maior para os compradores.


Com mais de 19 mil comentários feitos em lojas online, o SSD interno da SanDisk recebe elogios a respeito de vários aspetos das suas configurações, como na utilização em consoles para melhorar a velocidade e seu desempenho no carregamento de jogos. Aproveite o preço e garanta já o seu SSD SanDisk nos links!

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.3


CRUCIAL

SSD 480GB Crucial BX500 | CT480BX500SSD1

SSD 480GB Crucial BX500 Foto 1



Para Quem Precisa de um Pouco Mais de Capacidade


Com preço acessível, o SSD Crucial BX500 é uma opção interessante para quem precisa de um pouco mais de capacidade de armazenamento, já que é um SSD de 480 GB. Por utilizar o padrão SATA III, entrega velocidades medianas quando comparado a SSDs top de linha, mas o suficiente para muitos usuários.  


Esse SSD Crucial 480 GB não proporciona apenas um espaço maior de armazenamento para o seu computador ou notebook, pois ele também melhora o desempenho dos dispositivos, com responsividade mais eficiente para os comandos realizados. Tudo isso com a tecnologia 3D NAND para te dar mais segurança. 


Com o objetivo de proporcionar mais praticidade ao usuário, a marca ainda possui um guia de instalação do SSD Crucial com dicas em vídeo para simplificar o processo. E também, caso ainda restem dúvidas, você pode falar com um dos especialistas da marca, ou com outras pessoas através de fóruns na internet.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.4


ADATA

SSD 120GB Adata Ultimate SU650 | ASU650SS-120GT-R

SSD 120GB Adata Ultimate SU650 Foto 1



Prolongue a Vida de PCs e Notebook


O brasileiro ama um produto com ótimo custo-benefício, não é mesmo? O SSD 120 GB da Adata modelo SU650 representa bem essa característica. Perfeito para quem quer deixar de lado a lentidão do HDD, o dispositivo de padrão SATA III entrega velocidades de 520 MB/s em leitura e 450 MB/s em gravação. 


Com a tecnologia 3D NAND, esse SSD Adata fará com que seu dispositivo seja mais eficiente e confiável em comparação com os hardwares 2D NAND. Conta também com uma tecnologia de identificação e correção de erros para garantir a integridade dos dados, aumentando a vida útil do SSD.


Quem o compra se sente satisfeito com a sua aquisição, principalmente em relação ao seu desempenho, relatando que o SSD Adata ofereceu uma sobrevida a computadores e notebooks mais antigos. Portanto, se você não precisa de grandes capacidades de memória, é uma ótima opção.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.5


KINGSTON

SSD 240GB Kingston A400 | SA400S37/240G

SSD 240GB Kingston A400 Foto 1



Bom Preço e Qualidade Kingston


Este SSD Kingston consegue ter uma relação entre preço e capacidade que faz qualquer um cogitar o uso de um SSD. Por utilizar uma interface de conexão SATA III, o modelo entrega velocidades de até 500 MB/s em leitura e 350 MB/s em gravação.


Em comparação com discos rígidos mecânicos, segundo a própria marca, o SSD Kingston fará com que seu dispositivo responda mais rapidamente aos comandos executados, como inicialização, carregamento e transferência de arquivos. Por não ter partes móveis, as chances de falhas diminuem.


Este SSD Kingston é um produto popular e bem avaliado pelos compradores, que confirmam o cumprimento das expectativas depositadas no hardware. Contudo, ainda que seja inferior a SSDs M.2, o desempenho supera facilmente um HDD. Portanto, é uma excelente opção!

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.6


WESTERN DIGITAL

SSD SATA 1 TB WD Red SA500 | WDS100T1R0A

SSD SATA 1 TB WD Red SA500 Foto 1



Projetado para Aumentar o Desempenho da Máquina


O SSD WD Red de 1 TB atende usuários com grandes demandas de espaço de armazenamento, como processamento de fotos, edição de vídeos em 4K e 8K, banco de dados e muito mais. A linha WD Red é pensanda para entregar SSDs mais confiáveis e que aumentem o desempenho do sistema.


Vale ressaltar que, por ter um desempenho aprimorado, a linha costuma custar mais caro do que outros SSDs de mesma capacidade. Este SSD SATA III pode ser usado para acessar rapidamente arquivos grandes, sendo indicado para sistemas NAS por sua resistência reforçada.


Para um melhor aproveitamento de desempenho, a marca oferece o Western Digital Dashboard, um software que inclui ferramentas de análise de disco e atualizações de firmware. Se você preza pela segurança e confiabilidade do SSD e está disposto a investir um pouco mais, vale a pena conferir!

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.7


PNY

SSD 240GB PNY CS900 | CS900-240

SSD 240GB PNY CS900 Foto 1



Boas Configurações por um Preço Acessível


Presente em mais de 50 países, a PNY é uma fabricante americana de pendrives, cartões de memória, memórias RAM, SSDs e outros tipos de hardware para PC e notebook. A empresa está presente no mercado desde 1985 e vem ganhando popularidade entre os usuários brasileiros.


O SSD SATA III CS900 tem como destaque a velocidade de leitura de 535 MB/s e a velocidade de gravação de 500 MB/s. Tudo isso por um preço bastante acessível se comparado a produtos com configurações semelhantes de outras marcas. Além disso, a marca oferece 3 anos de garantia.


Este SSD 240 GB conquista milhares de avaliações positivas na Amazon. Entre os principais elogios estão o ótimo custo-benefício e qualidade do produto. Muitos usuários destacam que ele é ótimo para "salvar" notebooks e PCs antigos, pois aumenta consideravelmente o desempenho.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.8


SANDISK

SSD 240GB Sandisk PLUS | SDSSDA-240G-G26



SSD 240GB Sandisk PLUS Foto 1



Guarde Seus Principais Arquivos e Programas


O SSD Sandisk Plus de 240 GB garante ao usuário a possibilidade de instalar diversos programas. Com ele, você pode instalar o sistema operacional e ainda ter espaço para outros programas e arquivos importantes, o que o torna uma boa opção para dispositivos usados em ambientes de trabalho.


Quanto a velocidade, o SSD Sandisk Plus oferece até 530 MB/s para leitura e 440 MB/s para gravação, o que chega a ser até 23 vezes maior que a de um HD convencional. Com isso, operações feitas no dispositivo se tornarão mais eficientes, como inicialização, desligamento, resposta de aplicações e transferência de arquivos.


Também é um hardware bastante resistente mesmo quando, por descuido, você acaba deixando seu notebook cair no chão, por exemplo. As avaliações dos compradores indicam que o SSD Sandisk Plus é realmente rápido e fácil de ser instalado, confirmando as informações dadas pelo fabricante.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.9


PATRIOT

SSD Patriot Burst 120 GB | PBE120GS25SSDR

SSD Patriot Burst 120 GB Foto 1



Rapidez ao Iniciar o Sistema Operacional



A Patriot é uma marca americana que produz SSDs SATA III, M.2 e externos, além de outros hardwares. A marca tem se destacado nos e-commerces brasileiros por ter produtos de qualidade por um baixo custo. Por isso, o SSD Patriot Burst da linha Elite não poderia ficar de fora da nossa lista. 


O SSD oferece velocidade de leitura de 450 MB/s e velocidade de gravação de 320 MB/s. Quem comprou e testou o SSD Patriot Burst informa que ele cumpre o prometido. No entanto, por ter apenas 120 GB, seu uso é recomendado para instalação do sistema operacional e programas essenciais pequenos. 


Se o seu objetivo é trabalhar com arquivos em nuvem e instalar poucos programas, o SSD 120 GB da Patriot irá atender muito bem. Para armazenamento de jogos ou arquivos pesados, é indicado escolher uma capacidade maior, como 240 GB, também oferecido pela marca. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.10


MULTI

SSD 240 GB AXIS 500 Multilaser

SSD 240 GB AXIS 500 Multilaser Foto 1



SSD para Tarefas Diárias e Jogos



O SSD Multilaser SATA III é fabricado pela Multi, uma das maiores marcas no mercado de eletrônicos e suprimentos de informática do Brasil. A marca é conhecida por oferecer produtos acessíveis e de boa qualidade. Para quem quer fazer um upgrade no PC ou notebook, o modelo AXIS 500 pode ser interessante.


Este SSD 2,5 polegadas é indicado para tarefas diárias e jogos, segundo a fabricante. Com 240 GB de armazenamento, o SSD possui bom desempenho na velocidade de leitura, com 500 MB/s, e na velocidade de gravação, com 450 MB/s. Opera em temperaturas de 0º c a 70º c. 


Nas lojas virtuais, o SSD AXIS 500 recebe boas avaliações dos compradores, que o indicam como uma boa opção para quem busca um SSD SATA barato e com boa capacidade. Um ponto negativo é que a Multi não oferece software de gerenciamento, dificultando a atualização do firmware.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

O que é Melhor, HD ou SSD?

O que é Melhor, HD ou SSD?

Qual a vantagem de um SSD? Os SSD cards trazem inúmeras vantagens aos notebooks, garantindo uma performance muito mais eficiente e veloz à sua máquina. Com eles, se torna muito mais rápido inicializar o computador, abrir programas, executar tarefas, transferir arquivos, além de diversas outras funções.


SSD significa Solid State Drive (Unidade de Estado Sólido) e se trata de um dispositivo de armazenamento que não possui partes móveis ou mecânicas. Isso faz com que ele seja mais silencioso e seguro em relação aos HDs, os Hard Disk Drives. O SSD também consome menos energia e suporta temperaturas mais altas.


Apesar de ter um custo maior em relação ao HD, o SSD para notebook é muito mais durável e resistente contra choques físicos. Por fim, outra grande vantagem está na compatibilidade, uma vez que praticamente todos os notebooks oferecem entrada para este tipo de dispositivo, seja SATA ou M.2.



Como Escolher o Melhor SSD para Notebook?

Antes de escolher qual o melhor SSD para as suas necessidades, é extremamente importante conhecer alguns quesitos deste componente. Tipo, capacidade de armazenamento, velocidade de leitura e dimensões são as principais dentre as características. A seguir, explicamos cada uma delas!

① Escolha um dos Modelos de SSD para Notebook: SATA ou M.2

Antes de qualquer coisa, é preciso que você conheça os tipos de SSD card para escolher o ideal para sua máquina. No mercado, existem 2 padrões principais: SATA e M.2. Eles diferenciam-se por seu formato, tamanho, conexão, velocidade, entre outras coisas. Veja a seguir suas principais particularidades.


SSD tipo SATA: Compatibilidade e Economia

SSD tipo SATA: Compatibilidade e Economia

O padrão SATA foi o primeiro a chegar no mercado e ainda é muito popular. Um SSD SATA possui o mesmo tamanho de um HD convencional, mas sem conter o disco rígido físico. Além de ser compatível com praticamente qualquer notebook, ele pode oferecer uma velocidade até 10x maior que o disco rígido


Por serem mais antigos do que o padrão M.2, a velocidade de leitura e escrita de um modelo SATA possui limitações quando comparado ao modelo mais moderno. O SSD SATA atinge, no máximo, 600 MB/s. Em relação aos preços, este modelo oferece maior economia se comparado ao padrão mais recente.

SSD tipo M.2: Modernidade e Velocidade

SSD tipo M.2: Modernidade e Velocidade

Se você busca ainda mais rapidez para seu notebook, o padrão M.2 é uma ótima opção. São mais modernos, menores e capazes de oferecer velocidades superiores aos SSDs tipo SATA. Além disso, são mais versáteis, pois podem trabalhar com ambas as interface de comunicação: SATA III e NVMe.


O NVMe usa o barramento PCIe, que é conectado diretamente à placa-mãe. Por não ter o intermédio de cabos, a distância entre o processador e a unidade de armazenamento é mais curta, o que faz com que maiores velocidades de leitura e escrita sejam alcançadas. Os melhores SSDs M.2 alcançam até 3.500 MB/s!

Em muitos notebooks, principalmente os menores, para colocar um SSD é necessário retirar o HD que vem instalado de fábrica. Contudo, se você tem um notebook que também suporta SSD M.2. isso não será necessário.


Ou seja, ao colocar um SSD M.2 você não só aumenta o desempenho do seu notebook, como também aumenta a capacidade total de armazenamento.

② Veja a Velocidade de Leitura e Gravação do SSD para Notebook

Veja a Velocidade de Leitura e Gravação do SSD para Notebook

No tópico anterior, você viu as diferenças entre os principais padrões de SSD existentes no mercado: SATA e M.2. No entanto, uma característica que também conta para você ter a melhor experiência é a velocidade de transferência do dispositivo. Existem 2 tipos de taxas: de leitura e de gravação.


Essa taxa é mostrada em MB/s (megabits por segundo). Quanto maior a taxa, maior a rapidez do SSD em executar funções. Para usuários básicos e intermediários, modelos entre 500 e 1500 MB/s já garantem um bom desempenho. Já para usuários avançados, é possível encontrar SSDs com mais de 3000 MB/s.

③ Escolha a Capacidade de Armazenamento de Acordo com Sua Rotina

Escolha a Capacidade de Armazenamento de Acordo com Sua Rotina

Outro quesito essencial para verificar antes de escolher o melhor SSD para notebook é a sua capacidade de armazenamento. Essa característica determina a quantidade de dados que o dispositivo pode comportar. Sendo assim, você deve adquirir um modelo que melhor atenta às suas necessidades.


Se você deseja utilizar o notebook para tarefas simples do dia a dia como estudar ou navegar na Internet, SSDs entre 64 e 256 GB já oferecem uma experiência satisfatória. São ótimas opções para quem não costuma baixar uma grande quantidade de arquivos ou instalar muitos programas.


Agora, se você usa o notebook para fins profissionais ou para jogar, é importante contar com um SSD com grande capacidade de armazenamento. Dessa forma, recomenda-se adquirir um modelo entre 512 GB e 1 TB. É importante lembrar que, quanto maior a capacidade, maior o preço final do produto.

Se for necessário trocar o HD por um SSD ou um M.2, uma boa dica é usar o HD do seu notebook como um HD externo. Há cases no mercado que permitem transformar HDs de notebooks em HDs externos. Estes cases são compactos e funcionais e você pode continuar usando seu HD no notebook, mas agora como um HD externo.

④ Verifique as Dimensões do SSD para Notebook

Verifique as Dimensões do SSD para Notebook

Além da interface de conexão, armazenamento e taxa de transferência, os SSD cards também diferenciam-se quanto ao seu tamanho. É importante verificar esse quesito para evitar uma compra errada. Os SSDs SATA costumam ter 2,5 polegadas (até 7 cm de largura), mas é possível encontrá-los em tamanhos maiores.


Já SSDs do tipo M.2 possuem 22 mm de largura, no entanto, seu comprimento pode variar de 30 a 110 mm. De qualquer forma, é essencial checar se o seu notebook primeiramente possui entrada para esse dispositivo e, em seguida, se há espaço físico suficiente para conectá-lo.

Para quem quer o máximo de desempenho, colocar um SSD M.2 no notebook é essencial, entretanto, muitos notebooks não possuem conector para HDs do tipo SSD M.2, mas todos os notebooks dos últimos 10 anos suportam a troca do HD por um SSD. Só a troca de um HD por um SSD já faz toda a diferença no desempenho.

Top Melhores


1º lugar:SSD 500GB Samsung 860 EVO 


2º lugar:SanDisk SSD Plus 1TB


3º lugar:SSD 480GB Crucial BX500 


4º lugar:SSD 120GB Adata Ultimate SU650


5º lugar:SSD 240GB Kingston A400


6º lugar: SSD SATA 1 TB WD Red SA500


7º lugar: SSD 240GB PNY CS900


8º lugar: SSD 240GB Sandisk PLUS


9º lugar: SSD Patriot Burst 120 GB


10º lugar: SSD 240 GB AXIS 500 Multilaser



Conclusão



A tecnologia presente nos SSDs SATA e M.2 revolucionou a forma como utilizamos os computadores. Nosso objetivo com esse artigo foi, portanto, apresentar as principais características deste componente e quais os melhores modelos do mercado. Esperamos que você tenha aproveitado todas as nossas dicas!


Se você gostou desse conteúdo, compartilhe agora mesmo com seus amigos, parentes, colegas de trabalho e outras pessoas especiais. Dessa forma, todos poderão adquirir produtos de qualidade! Conheça também outros guias incríveis aqui no blog. Esperamos você, até a próxima!

0
155
Os Melhores Purificadores de Ar (Midea, Xiaomi e mais)

Os Melhores Purificadores de Ar (Midea, Xiaomi e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
As Melhores Sanduicheiras para Lanches Rápidos

As Melhores Sanduicheiras para Lanches Rápidos

defaultuser.png
Admin
10 months ago
As Melhores Centrífugas de Roupas (Mueller, Britânia e mais)

As Melhores Centrífugas de Roupas (Mueller, Britânia e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Monitores LG (24, 29 Polegadas e mais)

Os Melhores Monitores LG (24, 29 Polegadas e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
As Melhores Câmeras Espiãs (Lâmpada, Carregador e mais)

As Melhores Câmeras Espiãs (Lâmpada, Carregador e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago