Os gabinetes gamer são equipamentos muito desejados pelos amantes de jogos. Afinal, eles proporcionam uma experiência imersiva, graças a sua configuração que visa o desempenho máximo. Para isso, costumam ser equipados com os melhores hardwares, como placas de vídeo GeForce, processadores Core i7 e Ryzen 7.
Por ser um eletrônico voltado para performance, alguns detalhes precisam ser observados antes da compra, e você vai conhecer todos eles aqui no nosso artigo! Detalhamos tudo o que precisa saber sobre esse equipamento e montamos um top 10 melhores gabinetes gamer, de marcas como G-Fire e Pichau. Confira!
No.1
NEOLOGIC
Gabinete Gamer Neologic NLI83214 | NLI83214
O Melhor Gabinete Gamer Neologic em Qualidade Gráfica
Equipado com um poderoso Ryzen 7 5700G, esse gabinete gamer da Neologic é um dos maiores destaques da fabricante. Mas, ao contrário do que pode parecer, ele não figura entre os mais caros disponíveis, havendo modelos menos eficientes e com preço ainda mais elevado.
O Neologic NLI83214 conta com 1 TB de armazenamento e 8 GB de memória RAM, mas sem dúvidas seu principal destaque é a GeForce RTX 3060. Essa placa de vídeo utiliza a arquitetura mais recente da NVidia e possui nada menos que 12 GB de memória. É desempenho de sobra até para os games mais pesados!
No.2
ITX GAMER
Gabinete Gamer ITX Arena Setup Powered By Asus
Preço Atrativo pelo Conjunto Apresentado
Ainda que não seja um gabinete gamer super barato, esse modelo da ITX Gamer tem um preço muito atrativo pelo conjunto que possui. Além do moderno Core i5 de 9 geração, ele utiliza uma GeForce GTX 1650, que eleva consideravelmente a qualidade gráfica em jogos e softwares de edição.
A título de comparação, esse é uma placa de vídeo que oferece desempenho superior a tão procurada GeForce GTX 1050 TI. Sendo assim, é um setup com o qual se pode rodar tranquilamente jogos como CS GO, Valorant, Fortnite, Overwatch e muitos outros. Acesse os links e veja todos os detalhes!
No.3
NAVE
Gabinete Gamer NAVE Atmosfera IA01
Visual Imponente para o Seu Cantinho Gamer
De início o visual desse gabinete gamer já impressiona com seus LEDs circulares na parte frontal. Mas, não pense que os pontos fortes do NAVE Atmosfera se resumem a isso. Para entregar um desempenho a altura do visual, a marca apostou em um bom Core i5 de 9ª geração, armazenamento SSD e 8 GB de memória RAM.
Quanto a experiência visual, o poder gráfico da GeForce GTX 1660 de 6 GB tem um bom desempenho, possibilitando jogar muitos games modernos em alta resolução. Contudo, é importante destacar que esse é um modelo que utiliza o Linux como sistema operacional, então, fique atento a isso!
No.4
SKUL
Gabinete Gamer Skul 5000
Marca com Tradição no Segmento
A Skul é uma das marcas mais populares quando se pensa em gabinetes gamers montados, e isso não acontece à toa! A marca costuma entregar um setup muito bem acertado em relação aos hardwares escolhidos. Como é de se esperar, todo esse cuidado no desenvolvimento resulta em excelente performance.
Nesse modelo, Skul 5000, a fabricante apostou em um Core i5 de 9ª geração, SSD de 120 GB e 8 GB de memória RAM para dar um bom fôlego ao sistema. Já na parte gráfica a Radeon RX 550, apesar de não integrar a linha mais poderosa da AMD, oferece um bom desempenho até em jogos um pouco mais exigentes.
No.5
EASY PC
Gabinete Gamer Completo Just Play
Um Setup Completo e com Excelente Desempenho
Se você está em busca de um gabinete gamer completo para não ter trabalho com a compra de periféricos separadamente, este modelo da Easy PC pode ser uma excelente opção. Com um conjunto de hardwares muito bem equilibrado, o computador consegue rodar até jogos mais pesados em full HD.
Dentre os games testados em alta resolução pela fabricante estão títulos como Counter-Strike: Global Offensive, Fortnite, PUBG, Forza Horizon 4, FIFA, entre outros. Todos os jogos citados apresentaram uma ótima qualidade gráfica e taxa FPS. Portanto, é um excelente investimento!
No.6
FACIL COMPUTADORES
Gabinete Gamer Fácil
Gabinete Gamer i7 com Boa Capacidade de Armazenamento
Um dos primeiros fatores que salta aos olhos neste gabinete gamer é o seu poderoso Core i7 de 9ª geração. Unindo esse processador ao conjunto bem equilibrado, com armazenamento SSD e 16 GB de memória RAM, é possível usufruir de um excelente desempenho e fluidez até em tarefas e jogos mais pesados.
Na parte gráfica o modelo utiliza uma GeForce GTX 1650 com 4 GB de VRAM, o que entrega uma ótima qualidade. Contudo, o preço mais elevado não faz dele uma das opções com melhor custo-benefício, principalmente por haver modelos com placas de vídeo mais modernas e um bom Core i5 na mesma faixa de preço.
No.7
SKUL
Gabinete Gamer Skul 7000
Desempenho Poderoso para Usuários Exigentes
Que o Core i7 é um dos processadores mais poderosos da Intel não é uma novidade, não é mesmo? Nesse gabinete gamer Skul é utilizado um modelo de 9ª geração, uma opção moderna que pode atender até os mais exigentes. Já na parte gráfica a GeForce GTX 1650 também é um excelente componente.
Entretanto, o preço elevado torna o conjunto mais viável para quem busca alto desempenho em tarefas profissionais. Nesse cenário, os 16 GB de memória RAM e armazenamento híbrido complementam bem o setup. Para foco total em jogos é possível encontrar opções mais baratas e com placas de vídeo melhores.
No.8
SKILL GAMING
Gabinete Gamer Skill Gaming PCX
Setup Bem Equilibrado e com Ótimo Desempenho
Se você é um pouco mais exigente e precisa de mais performance para jogos e tarefas que demandam mais poder de processamento, esse gabinete gamer é uma boa escolha. Por ser um hardware mais moderno, o Core i5 de 10ª geração oferece boa performance a um custo bem interessante.
Outro diferencial é o armazenamento híbrido, com 1 TB HD e 120 GB SSD. Esse diferencial permite aproveitar a velocidade do SSD para o sistema operacional e alta capacidade do HD para o armazenamento de jogos e outros programas. Mas, observe que o sistema operacional utilizado é o Linux.
No.9
G-FIRE
Gabinete Gamer G-Fire HTG-23 | HTG-23
Gabinete Gamer Básico e com Preço Acessível
Este gabinete gamer G-Fire é uma opção com preço bem acessível, porém não se deve associar isso a baixa qualidade. O modelo foi desenvolvido com foco em jogos mais leves, já que ele usa uma placa de vídeo integrada ao processador, o que é suficiente para rodar games mais simples em HD.
Contudo, para uso profissional, ele pode entregar um bom desempenho até mesmo em softwares mais pesados, como editores de fotos e vídeos, além de outras atividades que usam gráficos 3D. Dessa forma, esse é um PC gamer extremamente versátil, e que pode ser um ótimo investimento.
No.10
NEOLOGIC
Gabinete Gamer Smart PC | SMT81781
Ideal para Jogos Mais Leves e Uso Profissional
Por estar em uma faixa de preço mais acessível para um setup completo, esse gabinete gamer da Neologic é uma opção que pode ser muito bem aproveitada em trabalhos profissionais, além dos jogos. Isso porque sua placa de vídeo dedicada de 2 GB é suficiente para softwares de edição em 3D e outras atividades.
Caso deseje usar especificamente para games, é preciso lembrar que o modelo não é o mais indicado para jogos pesados, já que possui uma GPU mais simples e não especifica a geração do processador. Contudo, oferece bom desempenho em títulos como League of Legends, Fortnite, PUBG Lite, CS GO, e outros.
O que é Gabinete Gamer?
Gabinete gamer é um dos nomes dados ao computador de mesa, o famoso desktop, que possui uma configuração mais parruda, voltada para performance em jogos. Para isso, esses equipamentos utilizam hardwares mais modernos, de modo a otimizar o desempenho e a qualidade gráfica durante as partidas.
Até pouco tempo, esses computadores eram vendidos por preços bastante elevados, o que dificultava o acesso por boa parte das pessoas. Mas, hoje em dia esse mercado se tornou mais acessível, e encontrar um gabinete gamer barato e de boa qualidade não é uma tarefa tão difícil assim.
Inclusive, aqui no blog tem artigo dedicado apenas a modelos mais acessíveis. Acesse o link abaixo e confira!
Top 10 Melhores PCs Gamers Baratos em 2023 (Até R$3.500,00)
Como Escolher o Melhor Gabinete Gamer
Se você tem dúvidas quanto as detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de escolher um o melhor gabinete gamer, está no lugar certo! A seguir, você encontrará todas as informações que precisa para fazer a melhor escolha possível para o seu perfil de usuário. Confira todos os detalhes!
① Gabinetes Gamer com Processador Core i7 e Ryzen 7 Oferecem Ótimo Desempenho
O processador é o cérebro de um computador, por isso, é fundamental que um gabinete gamer tenha um hardware poderoso nessa função. No mercado é possível escolher entre 2 marcas: Intel e a AMD. Veja a seguir os principais modelos dessas fabricantes com poder suficiente para rodar seus games:
É importante se atentar também a geração e série dos processadores. Atualmente a linha Intel Core está na sua 12ª geração. Já a AMD tem na Série 5000 os Ryzen mais modernos. Para evitar hardwares muito antigos, é interessante optar por modelos da linha Core a partir da 8ª geração ou Ryzen a partir da Série 3000.
Se quiser saber todos os detalhes dos melhores processadores, acesse os links abaixo e confira os artigos sobre os modelos da Intel e AMD!
Um processador duas vezes mais caro que outro é duas vezes mais rápido? A resposta simples é não, não é. Há vários fatores que influenciam na velocidade de um processador e para quem busca o melhor custo-benefício, o ideal é consultar sites que calculam o desempenho de processadores para diversas aplicações.
Estes sites possuem tabelas comparativas, onde você pode ver o quão rápido um processador é em relação a outro e escolher o processador com melhor custo-benefício.
Top 10 Melhores Processadores Intel em 2023 (i3, i5, i7, i9, Xeon e mais)
② Gabinetes Gamer com Pelo Menos 8 GB de Memória RAM Garantem Mais Fluidez nas Partidas
Ter uma boa quantidade de memória RAM é fundamental o bom desempenho de um gabinete gamer. Isso porque, é ela que armazena todos os dados temporários dos jogos, tarefas e programas que estão sendo executados. Em geral, o mais recomendado é que um gabinete gamer tenha pelo menos 8 GB de memória RAM.
Assim, todas as informações sobre o game são acessadas de forma rápida e eficaz, garantindo um melhor desempenho. Caso você pretenda rodar o que há de mais moderno em relação a jogos, é ainda mais indicado optar por hardwares com 16, 32 ou até 64 GB de capacidade.
③ Placas de Vídeo GeForce RTX e Radeon RX Oferecem Maior Desempenho Gráfico
Sem dúvidas, as placas de vídeo são um dos principais diferenciais em um gabinete gamer, afinal, elas são as responsáveis pelo processamento de toda parte gráfica do computador. Sendo assim, quanto mais eficiente for esse hardware, maior será o nível de detalhamento e fluidez de imagem durante as partidas.
Se os seus jogos favoritos são mais leves e não exigem tanto processamento gráfico, placas de vídeo com 4 GB já são suficientes para rodar em full HD. Agora, se você é um entusiasta mais avançado e prefere os games de última geração, o melhor é optar por modelos com 6 GB ou mais de memória de vídeo.
Além disso, é fundamental escolher um gabinete gamer com um hardware de arquitetura mais moderna e eficiente. Nesse quesito, as séries GeForce RTX e Radeon RX da NVidia e AMD, respectivamente, são as melhores opções. Caso queira uma opção mais acessível, modelos GeForce GTX também são boas escolhas.
Caso queira saber tudo sobre placas de vídeo, acesse o link abaixo e confira nosso artigo com os melhores modelos do mercado!
Placas de vídeo do mesmo fabricante também possuem famílias, um ponto importante para verificar é o número e tipo de conectores para monitor. A grande maioria das placas oferecem um conector DVI, um HDMI e um DisplayPort.
Se você possui dois monitores com apenas conectores HDMI, será necessário adquirir um conversor DVI para HDMI, por exemplo, o que pode não ser prático.
Top 10 Melhores Placas de Vídeo em 2023 (NVidia GeForce e AMD Radeon)
④ Para Jogos Mais Pesados, Opte por Gabinetes Gamer com 512 GB ou Mais de Armazenamento
Um bom espaço de armazenamento é fundamental para o gabinete gamer. Por isso, o mais indicado é ter pelo menos 512 GB de espaço. Agora, se você gosta de títulos mais pesados, aposte em modelos com pelo menos 1 TB. Além disso, verifique o tipo de hardware utilizado, pois isso influencia no desempenho.
Caso você queira aproveitar o desempenho que o SSD oferece, uma possibilidade é adquirir um gabinete gamer com menor capacidade, em torno de 256 GB, e utilizar um HD externo para complementar a memória. Inclusive, aqui no blog há um artigo que fala sobre HDs externos. Acesse o link abaixo e confira!
Para a melhor experiência de jogos, HDs SSDs são essenciais. Não só tornam a inicialização do sistema operacional mais rápida, mas também ajudam em jogos mais pesados, que demandam a carga constante de cenários e elementos gráficos.
Uma forma de economizar é ter 2 dispositivos de armazenamento, um SSD para as aplicações que demandam desempenho e um HD para guardar dados. Desta forma, você mantém no SSD apenas os programas que precisam de velocidade de leitura e escrita de dados e arquivos.
Top 10 Melhores HDs Externos em 2023 (Seagate, Adata e mais)
⑤ Como Gabinetes Gamer Precisam de Mais Energia, Prefira Fontes de 500 W ou Mais
Algo que não é tão observado em computadores comuns, mas que é essencial para um bom gabinete gamer, é a fonte de alimentação utilizada. Como os hardwares desse tipo de equipamento são mais parrudos, logicamente eles precisam de mais energia para funcionar corretamente.
Uma fonte de alimentação inadequada não consegue gerar energia suficiente para os hardwares, e com isso pode sofrer sobrecargas durante o uso mais intenso. Nesses casos ela pode acabar queimando, resultando em danos graves a todo o conjunto de peças.
Para evitar esse problema, o mais recomendado é utilizar fontes de 500 W ou mais de potência real. Há também fontes de potência nominal, contudo, o valor que eles informam é uma estimativa de potência, que na maioria das vezes não é atingida, ao contrário das reais. Portanto, atenção!
⑥ Escolha um Sistema Operacional que Seja Compatível com Seus Jogos Favoritos
Tão importante quanto ter hardwares poderosos equipando o seu gabinete gamer, é ter um sistema operacional que seja compatível com os seus jogos favoritos. Vale lembrar que não há um sistema melhor ou pior que o outro, sendo essa escolha uma questão de gosto pessoal. Windows e Linux são os mais encontrados.
Contudo, a quantidade de programas e jogos compatíveis podem mudar de acordo com a escolha. O Windows é o sistema operacional mais usado e compatível com praticamente todos os jogos. Já o Linux é uma opção mais leve e que exige menos do computador, porém, possui uma compatibilidade menor.
⑦ Veja Quais Periféricos e Acessórios Acompanham o Gabinete Gamer
Comprar um gabinete gamer com os periféricos é sempre uma opção muito atrativa, porém, nem sempre eles são vendidos dessa forma. O que de fato se entende por computador são os componentes presentes na CPU, então muitos modelos são vendidos sem periféricos como teclado, mouse e monitor.
Contudo, muitas marcas tem apostado na ideia de entregar um conjunto completo. Cada vez mais é possível encontrar modelos que, além de acompanhar os periféricos citados acima, incluem acessórios como headset, mousepad, e até cadeiras gamer. Portanto, fique atento a este detalhe no momento da compra.
Conclusão
Depois de todo esse conteúdo você certamente já sabe tudo o que precisa para escolher o melhor gabinete gamer. Então, não deixe de aplicar o que aprendeu aqui, observando detalhes como processador, memória RAM, placa de vídeo, armazenamento, potência da fonte e todos os outros aspectos.
Com isso, sua compra será a mais assertiva possível e você terá um excelente equipamento a disposição. Então, que tal compartilhar tudo o que aprendeu com seus amigos e familiares? Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos aqui do blog , temos certeza que eles poderão te ajudar a comprar cada vez melhor!