Admin 9 months ago

Os Melhores Sensores de Presença (Multicraft, Qualitronix e mais)

Os sensores de presença podem ser usados de várias maneiras em casa. Normalmente, são ligados às lâmpada e utilizados para iluminação e economia de energia. Ao conectar o aparelho a outros dispositivos como alarme e câmeras, é possível aprimorar a segurança. No mercado, encontramos muitas opções.


Marcas como Intelbras, Multicraft e Qualitrox oferecem sensores de presença baratos e de qualidade. Contudo, é preciso entender bem as características que podem ser oferecidas. Para isso, confira este artigo no qual ensinamos como escolher o ideal para você e ainda selecionamos os 10 melhores sensores de presença!

1 1
1 2 2
2 3 3
3 4 4
4 5 5 5 6 6 6 7 7
7

No.1


INTELBRAS

Sensor de Presença Intelbras para Iluminação ESP 360 S 



Sensor de Presença Intelbras para Iluminação ESP 360 S Foto 1



Melhor Sensor de Presença Segundo os Consumidores


Se você está em busca de um sensor de presença com soquete E27, essa opção é a ideal para você. Fabricado pela Intelbras, esse produto é prático de se instalar: basta encaixá-lo no bocal da lâmpada. Com ótima cobertura, esse modelo abrange um círculo completo com 6 m de alcance.


Além disso, seu bucal é compatível com lâmpadas de LED e fluorescentes compactas e suporta uma potência de 60 W. Ele também possui infravermelho, podendo ser regulado pelo temporizador em períodos a partir de 10 s até 5 min para não manter a luz acesa em cômodos vazios.


Com excelentes avaliações nos e-commerces, os clientes afirmam que ele funciona com precisão e promove uma boa economia de energia. Há uma queixa de que ele não detecta o ponto logo abaixo do detector. Contudo, a maioria dos compradores aprova e recomenda o produto. Para saber mais, acesse os links!


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.2


MARGIRIUS

Sensor de Presença Margirius Soquete E27 Ajustável MPQ-40F 



Sensor de Presença Margirius Soquete E27 Ajustável MPQ-40F Foto 1



Alta Compatibilidade e Alcance


Se você busca um sensor de presença com uma instalação descomplicada, esse modelo da Margirius é perfeito para você. Basta rosqueá-lo ao bocal da lâmpada e ele está pronto para uso. Além disso, ele é compatível com lâmpadas LED e fluorescentes compactas.


O produto conta, ainda, com fotocélula regulável. Com a sua angulação e o alcance de 7 m de diâmetro fazem dele uma excelente opção para salas ou quartos. Ele também possui temporizador, variando de 30 s a 15 min. Logo, garante que o seu desligamento automático, evitando o desperdício de energia.


Vendido a um preço bastante competitivo, esse sensor de presença recebe ótimas avaliações nos e-commerces. Os usuários se mostraram muito satisfeitos com as funcionalidades e a praticidade para configurar o produto. Para adquirir o seu, basta acessar os nossos links!


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.3


INTELBRAS

Sensor de Presença Intelbras para Iluminação ESP 360 | ESP 360



Sensor de Presença Intelbras para Iluminação ESP 360 Foto 1


Modelo de Teto com Bom Alcance


O sensor de presença interno da Intelbras foi desenvolvido para o teto em ambientes internos, oferecendo cobertura total de 360º com alcance de até 6 m. Fácil de instalar, pode ser ligado em qualquer tipo de lâmpada e sua altura de instalação serve para pé direito baixo ou alto.


Este produto também conta com excelentes funcionalidades, como fotocélula que mantém as luzes desligadas quando a iluminação está alta, seja dia ou noite. Ainda, ele permite controlar a sensibilidade do infravermelho, para não acionar acidentalmente com presença de calor. 


Além disso, ele possibilita configurá-lo para permanecer com a luz acesa, após detectar a presença no ambiente, variando de 10 s a 10 m. Bem avaliado em e-commerces, os clientes elogiam pela sua qualidade e eficiência. Já alguns, acharam o produto difícil de ser regulado. Clique e saiba mais!


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.4


INTELBRAS

Sensor de Presença Intelbras para Iluminação ESP 360 A 



Sensor de Presença Intelbras para Iluminação ESP 360 A Foto 1



Sensor de Presença Intelbras para Sobrepor na Parede


Este sensor de presença da Intelbras conta com cobertura de 360º, conferindo um alcance de até 5 m. E ainda é possível instalá-lo na parede ou teto, garantindo assim maior versatilidade e aproveitamento da angulação. O produto também possui a função de fotocélula, com ajuste de sensibilidade. 


Ainda, ele vem com temporizador que pode variar de 10 s a 7 min, o que garante que ele não manterá luzes acesas após o cômodo ficar vazio e acenderá assim que alguém entrar. Com isso, esse sensor proporciona maior economia de energia e sustentabilidade.


Esse sensor de presença possui boas avaliações dos usuários nas lojas virtuais, com destaque para sua praticidade e eficiência. Já, para alguns clientes, o produto não atendeu as expectativas, pois alegam que o seu alcance é menor do que o indicado. Saiba mais, acessando os links!


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.5


TEKTRON

Sensor de Presença de Parede para Sobrepor BS70 | BS70



Sensor de Presença de Parede para Sobrepor BS70 Foto 1F




Desenvolvido com a Tecnologia Maxime


Este sensor de presença da Tektron é uma excelente opção de instalação sobreposta na parede. Isso porque, ele possui a tecnologia Maxime para reduzir o consumo standby, fusíveis de proteção contra curto-circuito e ajustes internos, que impede que pessoas não autorizadas mudem sua configuração. 


Ainda, ele conta com regulagem de sensibilidade para verificar se é dia ou noite, o que permite ligar e desligar a fotocélula. Seu temporizador conta com 3 níveis de regulagem, podendo ser ajustado em 5 segundos, 1 minuto ou 4 minutos. 


Apesar do seu valor elevado, comparado a outros modelos, o produto é bem avaliado, e a marca, que já atua no mercado há mais de 20 anos, garante a sua durabilidade. Portanto, se você está em busca de um sensor para economizar energia, vale a pena conferir, acessando os nossos links!


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.6


MULTICRAFT

Sensor de Presença Ultrassônico | MPL 13



Sensor de Presença Ultrassônico Foto 1



Grande Ângulo de Detecção e Bom Alcance Médio


O sensor de presença ultrassônico da Multicraft é ideal para cômodos fechados com pouca ventilação e movimento. Seu sensor emite ondas de ultrassom imperceptíveis, capaz de captar ecos, percebendo assim quaisquer presenças no ambiente em até 8 m com 360º de angulação.


Como ele pode disparar acidentalmente próximo a plantas e objetos móveis, não é uma boa opção deixá-lo em locais, como salas de estar e entradas. Mas para corredores, é uma opção prática e fácil de instalar, que vai funcionar com qualquer tipo de lâmpada.


Esse produto funciona nas tensões de 100 V a 240 V, sendo uma alternativa prática na hora de fazer a instalação elétrica. Além disso, possui temporizador regulável, que varia de 5 s a 1 min, e ainda permite ajustar a sua sensibilidade. Com um ótimo valor, ele está disponível através dos links!


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.7


AGL

Sensor de Presença Inteligente WiFi | 1106089

Sensor de Presença Inteligente WiFi Foto 1



Dispositivo Inteligente de Fácil Manuseio



O sensor de presença inteligente wifi da AGL é perfeito para quem quer um aparelho sem fio e de fácil manuseio, através do smartphone. Conforme reviews na web, esse dispositivo pode ser instalado sobre móveis, fixado na parede ou no teto com até 2,2 m, além de ter um alcance de até 5 m.


Além disso, ele conecta a rede wifi 2.4GHz , permitindo sincronizar com a Alexa. Dessa forma, é possível criar comandos por meio do aplicativo da fabricante para acionar aparelhos inteligentes, como sirenes, lâmpadas pelo sensor, entre outros.


O produto também conta bateria recarregável, com duração de 6 meses ou conforme a quantidade de detecções diárias. Com ótimas avaliações nos e-commerces, os consumidores elogiam a qualidade. Porém, alguns avaliadores acharam difícil sincronizá-lo a outros aparelhos. Clique nos links e confira!


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

Qual a Diferença entre um Sensor de Presença e um Sensor de Movimento?

Qual a Diferença entre um Sensor de Presença e um Sensor de Movimento?

Existe uma confusão comum quanto a sensores de movimento e sensores de presença. Muitas pessoas acreditam que os 2 tratam do mesmo produto, apenas com nomes diferentes. Mas, isso não é verdade. Embora sejam, sim, dispositivos parecidos, existem algumas diferenças importantes.


O sensor de presença funciona captando a presença no ambiente por meio de seus sensores, infravermelhos ou ultrassônicos. Uma vez que a presença é percebida, emite-se o comando para que o dispositivo fique conectado, e ele só será desligado quando o sensor não captar mais nenhuma presença.


Já o sensor de movimento, capta apenas o movimento no ambiente, desligando após algum período sem movimentação. Interessante, não é?! Cada um desses dispositivos possui suas aplicações e é importante conhecer as suas diferenças para adquirir o produto mais adequado para você.

Como Escolher o Melhor Sensor de Presença

Na hora de escolher o melhor sensor de presença, é preciso muita atenção a vários fatores, desde seu ângulo de detecção até a resistência à umidade. Mas, o principal é ter em mente onde ele será utilizado. Agora, confira abaixo os aspectos que você deve se atentar!

① Escolha Entre Sensores de Presença Internos ou Externos

Escolha Entre Sensores de Presença Internos ou Externos

No mercado, podemos encontrar basicamente 2 modelos de sensores de presença: os internos e os externos. Ambos têm a mesma função, mas com algumas diferenças em relação às características que os tornam melhores para seus ambientes.


Sensores de presença internos, geralmente, são mais sensíveis e não contam com resistência à umidade. Por serem mais sensíveis, alguns destes modelos possuem regulagem de sensibilidade para evitar acionamentos acidentais por pets.


Já os sensores de presença externos são resistentes a umidade devido às intempéries, chuva, vento, poeira, entre outros. Nesse caso, o ideal é que eles contem com grau de proteção IP42 em diante, que garante segurança contra partículas de 1,0 mm de diâmetro e contra gotas d'água.

② Decida de Acordo o Tipo de Sensor: Infravermelho ou Ultrassom

Decida de Acordo o Tipo de Sensor: Infravermelho ou Ultrassom

O sensor de presença funciona reconhecendo pessoas no ambiente a partir do calor corporal com infravermelho, ou de ondas sonoras como um sonar. O infravermelho é a opção mais comum e segura, pois menos disparos acidentais ocorrem. Pode, ainda, ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.


Já os modelos que funcionam por ultrassom são recomendados para áreas internas. Isso porque esse tipo de sensor pode disparar acidentalmente quando exposto a grandes barulhos. Ele é mais indicado para áreas estreitas, com mais fluxo de pessoas, como em corredores.

③ Prefira Sensores de Presença com Angulação Próxima a 360º

Prefira Sensores de Presença com Angulação Próxima a 360º

A angulação diz respeito à área que o sensor de presença detectará ao seu redor. Este ângulo de detecção é dado em graus, que desenham um círculo imaginário ao redor do sensor. Logo, um sensor com 360º de área é o mais indicado por não possuir pontos cegos.


Porém, no caso de áreas externas essa regra pode mudar. Isso porque sensores de presença externos normalmente atuam em 180º, já que são pensados para serem instalados em grandes paredes ou muros. Dessa forma, eles cobrem toda a sua área frontal, e o restante é ponto cego.

④ O Alcance Médio Deve Ser ao Menos 8 m Frontais ou 6 m de Diâmetro

O Alcance Médio Deve Ser ao Menos 8 m Frontais ou 6 m de Diâmetro

Além do ângulo de detecção, os sensores de presença ainda possuem um alcance médio de atuação. Para ficar mais claro, imagine que o ângulo de detecção diz respeito à área em forma de círculo que o sensor abrange e o alcance diz respeito ao raio ou diâmetro desse círculo.


Normalmente, os sensores de presença instalados no teto possuem seu alcance informado em diâmetro. Nesse caso, o ideal é que ele alcance pelo menos 6 metros. Já os sobrepostos ou embutidos na parede são dados com uma distância frontal que deve ser de, no mínimo, 8 metros.


É importante ainda considerar o local de instalação para se aproveitar completamente o alcance do sensor. Para corredores, um sensor com menos de 8 m frontais é suficiente se bem instalado. Por outro lado, para garagens e salas, opções de teto com 12 m, por exemplo, são mais eficientes.

⑤ Verifique se a Altura Mínima de Instalação Está Abaixo de 2,8 m

Verifique se a Altura Mínima de Instalação Está Abaixo de 2,8 m

A maioria dos fabricantes informa a altura mínima e máxima de instalação de seus dispositivos, para que os sensores de presença tenham seu alcance maximizado. É importante que a medida da altura mínima fique abaixo de 2,8 m, pois essa é a altura média do teto em casas e apartamentos.


Assim, se um sensor deve ser instalado entre 2 e 3,5 m, esta é uma boa altura, visto que esse intervalo está na medida padrão do pé-direito, isto é, a distância do piso ao teto de uma construção. Assim, ele poderá ser instalado na maioria das residências.

 

Por outro lado, se a altura mínima recomendada pelo fabricante exceder 2,8 m, colocar o sensor de presença em alturas menores a essa pode atrapalhar a eficiência do seu sensor. Logo, para garantir o bom funcionamento, tenha atenção à altura de instalação em relação ao teto.

⑥ Opte por Modelos com Fotocélula para Maior Economia de Energia

Opte por Modelos com Fotocélula para Maior Economia de EnergiaFonte: intelbras.com


As principais ideias por trás dos sensores de presença são a praticidade e economia. Então, por que não maximizá-las? Os sensores de presença com fotocélula garantem que a ativação da iluminação aconteça somente quando realmente necessário.


Isso funciona da seguinte maneira: as fotocélulas são dispositivos capazes de reconhecer a iluminação ambiente, e dessa forma dizer se está claro ou escuro. Assim, mesmo que a área do sensor de presença seja usada durante o dia, as lâmpadas se mantêm apagadas. Com isso, aumenta-se a economia de energia!

⑦ Confira os Tipos de Lâmpadas Compatíveis com o Sensor de Presença

Confira os Tipos de Lâmpadas Compatíveis com o Sensor de Presença

Se a sua ideia é utilizar um sensor de presença para iluminação, você precisa verificar quais tipos de lâmpadas funcionam com o produto escolhido. Os sensores que necessitam de uma instalação mais dificultosa por dentro da parede ou do teto geralmente funcionam com qualquer tipo de lâmpada.


Os sensores de presença de soquete têm instalação mais prática, pois utilizam o bocal da lâmpada da sua casa ou estabelecimento, bastando acoplar a lâmpada no bocal do próprio produto. Assim, só serão compatíveis lâmpadas de tipos e potências compatíveis, como 100 W para incandescentes e 60 W para halógenas.

⑧ Aposte em Sensores com Temporizador de 10 s ou Menos

Aposte em Sensores com Temporizador de 10 s ou Menos

Sabemos que o sensor de presença é um aparelho bem funcional. Algumas funções podem, ainda, ser reguladas. É possível ajustar, por exemplo, o tempo que o aparelho deixará a lâmpada acesa após o último movimento detectado. Quando o sensor faz a verificação e não encontra presença, ele desliga as lâmpadas.


Em geral, quanto menor o tempo mínimo do temporizador, melhor. Existem modelos que são programados para desligar as luzes a partir de 1, 3, 5 ou até mesmo 1800 segundos (30 min), o que pode ser muito vantajoso para a escolha de economia de energia.

⑨ Sensores com Resistência à Umidade São Mais Duráveis

Sensores com Resistência à Umidade São Mais Duráveis

Um sensor de presença é um investimento que deve durar alguns anos. Por isso, é natural que sejam resistentes. Entretanto, fatores como poeira e umidade podem danificar seu aparelho em pouco tempo. E mesmo sensores de presença internos estão sujeitos à umidade por infiltrações e acidentes.


No caso de sensores de presença externos, a resistência a umidade é indispensável já que podem ficar expostos a vento forte, chuva, temporal e mais. Nesse caso, sempre que possível verifique o índice de proteção (IP) do sensor de presença e prefira os IP42 em diante.


O grau de proteção IP é uma medida internacional para averiguar o grau de proteção de um aparelho contra diversos eventos como: umidade, poeira, choque, etc. Em IP42, o número 4 se refere à proteção contra partículas sólidas menores que 1 mm e o número 2 proteção para gotas inclinadas a até 15º.

⑩ Automatize Sua Casa com um Sensor de Presença Inteligente

Automatize Sua Casa com um Sensor de Presença Inteligente

Se você desejar tornar sua casa ainda mais prática, aposte em um sensor de presença inteligente. Esses modelos, quando conectados ao Wi-Fi, podem acionar qualquer outro dispositivo conectado à rede. Desse modo, você pode automatizar lâmpadas, campainhas e outros aparelhos conectados a um único sensor.


Assim, ainda é possível investir em outros aparelhos inteligentes e automatizar várias funções da sua casa, aumentando a praticidade já presente em um sensor de presença. Entretanto, atenção, pois alguns aparelhos inteligentes só funcionam com dispositivos da mesma linha.

⑪ Modelos Bivolt Evitarão Problemas na Hora de Instalar

Modelos Bivolt Evitarão Problemas na Hora de Instalar

Nada pior que comprar um produto e na hora de instalar ele queimar ou não funcionar adequadamente por causa da tensão da rede elétrica, certo? Por isso, antes de comprar um sensor de presença verifique sua tensão! Uma dica é dar preferência a modelos bivolt, que funcionam tanto em 110 V quanto em 220 V.


Isso evitará problemas na instalação, como a queima do produto ou perda uma significativa de eficiência. Conhecer a tensão da rede da sua casa também é importante. Felizmente, os melhores fabricantes trabalham com grande variedade de modelos bivolt.

Conclusão



Como vimos, para saber como escolher o melhor sensor de presença, é preciso se atentar a fatores diversos, desde o equipamento até o local de instalação. Então, se surgir aquela dúvida antes de comprar, é só voltar e conferir este artigo!


Agora, se você já entendeu tudo o que precisa saber, não perca tempo e adquira o sensor de presença que melhor vai atender suas necessidades! E não esqueça: fique sempre de olho se ele é externo ou interno! Caso tenha amigos que queiram economizar energia ou precisam de um sensor de presença, compartilhe o artigo!

0
165
As Melhores Placas-Mãe Baratas (DDR3 e mais)

As Melhores Placas-Mãe Baratas (DDR3 e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Ferros de Passar a Seco para Comprar

Os Melhores Ferros de Passar a Seco para Comprar

defaultuser.png
Admin
9 months ago
As Melhores Panelas Elétricas de Arroz Pequenas (Mondial, Philco e mais)

As Melhores Panelas Elétricas de Arroz Pequenas (Mondial, Philco e mai...

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Monitores 4K (LG, Samsung e mais)

Os Melhores Monitores 4K (LG, Samsung e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Notebooks ASUS  (Vivobook, Zenbook e mais)

Os Melhores Notebooks ASUS (Vivobook, Zenbook e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago