Admin 9 months ago

Os Melhores Fogões (Brastemp, Electrolux, Consul, Atlas e mais)

Um bom fogão pode preparar refeições deliciosas e unir a família em volta da mesa, sendo item necessário em toda cozinha. Hoje em dia, existem no mercado modelos de 4, 5 ou 6 bocas com diversas funcionalidades e um ótimo custo-benefício! Marcas como Brastemp, Consul e Atlas são as que mais se destacam.


Mas você sabe como escolher o melhor fogão para a sua cozinha? Neste artigo, fizemos um guia com todos os pontos que devem ser observados para não errar na hora da compra. Além disso, elaboramos um ranking com os 4 melhores fogões do mercado. Confira abaixo!

1 1
1 2 2
2 3 3
3 4 4
4

No.1


DAKO

Fogão 4 Bocas Supreme Glass | 300000569

Fogão 4 Bocas Supreme Glass Foto 1

Fogão 4 Bocas Excelente para Casais

O fogão Dako Supreme é o modelo ideal para quem busca beleza, potência e um excelente custo-benefício. Tem botões removíveis e acabamento limpa fácil na parte interna do forno que vai te ajudar no momento da limpeza. Além disso, tem queimadores com diferentes potências para você preparar variados alimentos.


Entre eles, há um queimador mega chama com 2500 W de potência, para aqueles dias que você precisa esquentar uma comida rapidinho para almoçar e já voltar para o trabalho. Além de eficiente, é muito bonito, porque possui uma linda mesa de vidro temperado, combinando com a esmaltação preta.


Possui um forno com 60 L de capacidade, adequado para residências com até 2 pessoas. Inclusive, o bom espaço do forno é muito elogiado pelos clientes. Contudo, como as trempes têm um formato de "x", alguns usuários relatam que certos tipos de panela podem ficar instáveis. Ainda assim, é uma ótima escolha!

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.2


BRASTEMP

Fogão Brastemp Clean 4 Bocas | BFO4NAR

Fogão Brastemp Clean 4 Bocas Foto 1


Fogão de 4 Bocas com Revestimento Inox

O fogão Brastemp Clean é um produto feito para pessoas que procuram beleza, praticidade e qualidade em um único produto. Uma das maiores vantagens desse produto é o seu revestimento inox, que dá um ar de modernidade à sua cozinha.


Outra vantagem é que esse fogão é fácil de limpar. Além do inox ser mais fácil de remover manchas, o fogão possui botões removíveis, que facilitam uma limpeza mais profunda. Ele também possui um vidro panorâmico, que permite que você acompanhe suas receitas de forma segura, sem precisar abrir a porta.


Além de ótima capacidade, o forno é muito bem distribuído, contando com duas prateleiras, uma fixa e outra deslizante. Nos e-commerces as avaliações são bem positivas, com vários comentários reconhecendo a confiabilidade da marca. Porém, alguns compradores relatam certa fragilidade em alguns acabamentos.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.3


ATLAS

Fogão Agile Glass Up 4Q

Fogão Agile Glass Up 4Q Foto 1




Mesa de Vidro e Design Elegante para Cozinhas Modernas

O fogão de piso Agile Glass da Atlas é um produto simples, mas que não deixa de ser funcional. Tem trempes de ferro fundido que deixam as panelas mais estáveis, para você cozinhar com mais segurança. E ainda conta com um forno com acabamento limpa fácil e 2 grades deslizantes muito práticas para o dia a dia.


Este modelo possui um visual moderno e diferenciado, sua nova mesa de vidro com borda infinita aumenta a área útil para cozinhar. E sua mesa também imita um cooktop, para deixar a sua cozinha mais bonita sem ter que abrir mão da praticidade de um fogão de piso convencional.


Tem 4 queimadores, então é perfeito para quem mora sozinha ou com o companheiro(a). Fora que é compacto, com menos de 50 cm de largura, excelente para cozinhas pequenas. Possui uma boa nota nos sites, embora alguns clientes tenham reclamado da altura das trempes, que deixa a panela "longe" das chamas.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.4


MUELLER

Fogão 4 Bocas Moderatto | 601230018

Fogão 4 Bocas Moderatto Foto 1




Eletrodoméstico Básico, Barato e Compacto

Se você está procurando por um fogão de 4 bocas com funcionalidades básicas e um bom preço, mas não abre mão da garantia de qualidade de uma marca renomada, então este modelo da Mueller é uma excelente opção. Conta com 3 queimadores médios de 1700 W e 1 família de 2000 W.


Seu forno de 48 L é suficiente para quem mora sozinho ou com o companheiro(a), porque acomoda bem travessas pequenas. Além disso, tem dimensões compactas, com menos e 50 cm de largura, sendo um ponto positivo para quem tem uma cozinha pequena e quer otimizar o espaço.


É um fogão 4 bocas com mesa inox simples que recebe elogios na internet por ser funcional e bonito. No entanto, alguns usuários o acharam frágil e muito pequeno. Lembrando que esse é um fogão simples, com acendimento manual, ideal para um uso mais básico. Uma boa opção quem quer economizar.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

Como Escolher o Melhor Fogão

Escolher o fogão ideal para comprar online depende de vários fatores, como o espaço da sua cozinha, o quanto você usa o fogão, quais são suas necessidades diárias, entre outros. A seguir, explicaremos todos esses pontos. Vamos lá?


① Para Famílias Maiores, Prefira Fogões de 5 e 6 bocas

Para Famílias Maiores, Prefira Fogões de 5 e 6 bocas

Fogões podem ter 4, 5 ou 6 bocas. A escolha depende da quantidade de moradores e do espaço que você possui em sua cozinha. Cozinhas menores pedem um fogão menor. Assim, consequentemente, eletrodomésticos de 4 bocas são mais indicados. Se você mora sozinho ou com uma família de até 3 pessoas, 4 bocas também é o mais recomendado.


Agora, se você possui uma família grande e bastante espaço na sua cozinha, invista em um fogão de 5 ou 6 bocas. O fogão de 5 bocas costuma ter dois queimadores pequenos, dois médios e um maior e mais potente que fica em seu centro. Já o de 6 bocas costuma possuir três bocas médias e três pequenas. Avalie qual é o mais interessante para você!


Para encontrar modelos específicos de 4 ou 5 bocas, clique e confira os artigos a seguir.


Top 10 Melhores Fogões 4 Bocas em 2022 (Brastemp, Electrolux e mais)Top 10 Melhores Fogões 4 Bocas em 2023 (Brastemp, Electrolux e mais)


Top 12 Melhores Fogões 5 Bocas para Comprar em 2022 (Dako, Brastemp e mais)Top 12 Melhores Fogões 5 Bocas para Comprar em 2023 (Dako, Brastemp e mais)


② Fogões de Piso ou de Embutir: Escolha de Acordo com o Tamanho da Cozinha

De acordo com o espaço da sua cozinha, você pode escolher entre dois tipos de fogão: de piso ou o de embutir. O primeiro é o mais encontrado no mercado. Já o segundo, é ideal para cozinhas planejadas. Veja mais detalhes abaixo!


Fogões de Piso: Práticos de Instalar e Limpar


Fogões de Piso: Práticos de Instalar e Limpar

O fogão de piso é um eletrodoméstico bastante prático, pois sua instalação não demanda nenhum planejamento prévio. Ele possui pés para ser apoiado diretamente sobre o piso da sua cozinha e você pode começar a usá-lo assim que receber!


Além disso, o fogão de piso é mais fácil de limpar e instalar, já que pode ser retirado e trocado de local se grandes dificuldades. Ele pode possuir vários tamanhos, variando de acordo com a dimensão do forno e das bocas. Esse tipo de fogão também é o mais vendido e usado pela maior parte da população.

Fogões de Embutir: Design Diferenciado para Cozinhas Planejadas

Fogões de Embutir: Design Diferenciado para Cozinhas Planejadas


Ideal para cozinhas planejadas, o fogão de embutir possui as mesmas características do fogão de piso, mas é embutido em bancadas. Por isso, é necessário escolher o produto antes de fazer o projeto da cozinha, já que os modelos podem ter diversos tamanhos.


Esse tipo de fogão é considerado mais estiloso que os fogões de piso, proporcionando um visual moderno às cozinhas. Contudo, caso esse seja o tipo de fogão ideal para você, escolha o modelo com atenção, pois, depois de instalado, ele só poderá ser trocado se houver uma reforma no cômodo.


Para saber mais sobre os modelos de embutir, clique no artigo abaixo!


Top 9 Melhores Fogões de Embutir em 2022 (Brastemp, Electrolux e mais)Top 9 Melhores Fogões de Embutir em 2023 (Brastemp, Electrolux e mais)


③ Invista em Fogões com, no Mínimo, 2 Potências de Queimadores

Invista em Fogões com, no Mínimo, 2 Potências de Queimadores

Atualmente, a maioria dos fogões possui acendimento automático, mas a potência dos queimadores varia bastante. Os menores, chamados de ramais, possuem de 1500 a 2000 W. Já os queimadores dupla chama, de tamanho médio, possuem de 2500 a 3000 W de potência. Eles são indicados para panelas maiores e banho-maria, por exemplo.


Os queimadores com mais de 3000 W são os maiores, chamados de tripla, quadri ou mega chama. São indicados para momentos nos quais é necessário ter rapidez no cozimento. Assim, se você tiver um fogão com mais de um tipo, pode escolher a melhor trempe para cozinhar aquela determinada refeição. 

A grades do fogão, conhecidas como trempes, normalmente são fabricadas em aço esmaltado ou ferro fundido. As de aço esmaltado, por serem mais leves, podem fazer com que a panela fique trepidando enquanto algum alimento cozinha. 


Já as de ferro fundido são mais pesadas, e garantem mais estabilidades às panelas. Em contrapartida, as trempes de ferro podem quebrar ao cair, além do risco de enferrujar, por isso requerem cuidado. É importante saber e avaliar esses detalhes na hora de escolher.

④ Em Caso de Uso Constante, Prefira Fornos com 80 L ou Mais

Em Caso de Uso Constante, Prefira Fornos com 80 L ou Mais


O forno é uma peça muito importante do fogão. Ele deve ser seguro e aquecer as refeições de forma uniforme, evitando esquentar as laterais e as portas. Também é importante observar a capacidade. Ela poderá variar de acordo com o tamanho do produto, mas aqueles com capacidade acima de 80L são ideais para quem assa cotidianamente.


Interessante observar também que existem fogões com apenas 1 forno e outros que possuem 2. Esses modelos, embora apareçam pouco no mercado, são indicados para famílias muito grandes que costumam assar duas refeições ao mesmo tempo. Alguns modelos também trazem o grill, ideal para gratinar e dourar carnes e outros alimentos.

Se o forno é um equipamento que você usa com muita frequência, verifique se ele vem com 1 ou 2 grades de apoio. Com 2 grades, o forno terá o dobro de capacidade, podendo ser usado para assar várias receitas de uma só vez. Se quiser assar um bolo enquanto assa um pudim, por exemplo, a grade adicional facilitará o processo.

⑤ Para Facilitar a Limpeza, Escolha Fogões com Revestimento Inox ou Cromados

Para Facilitar a Limpeza, Escolha Fogões com Revestimento Inox ou Cromados

O revestimento do fogão pode contribuir bastante com a sua limpeza. Modelos que possuem acabamento liso são os que apresentam maior facilidade de manutenção. Assim, os revestimentos de aço inox e cromado são os mais indicados. Além de trazerem beleza para o ambiente, são mais fáceis de limpar e não corroem.


Já o outro revestimento possível para fogões é o esmaltado. Ele pode aparecer na cor branca ou preta. Mas lembre-se que os brancos possuem chances de ficarem amarelados, dependendo da manutenção que recebem e, por isso, necessitam de limpeza constante. 


E, para facilitar ainda mais a limpeza, busque fogões com peças removíveis, prateleiras de fornos reguláveis e deslizante, além de funções autolimpantes. Assim fico muito mais fácil para manter o seu fogão sempre em condições perfeitas de limpeza!

⑥ Painéis de Led, Timer e Receitas: Considere Modelos com Funcionalidades Extras

Painéis de Led, Timer e Receitas: Considere Modelos com Funcionalidades Extras

Alguns modelos mais caros possuem certas funcionalidades que trazem maior conforto e segurança para a família. A primeira delas é o soquete de lâmpada para auxiliar nos momentos de uso do forno, mas lembre-se de comprar a lâmpada específica para isso. 


Fogões que apresentam painéis de LED também são bem mais práticos. Esses painéis podem apresentar timer, receitas, definição de temperatura e avisos. Certos aparelhos também possuem manipuladores removíveis e forno limpa fácil, que torna ainda mais prática a limpeza completa do equipamento!

⑦ Confira se as Dimensões São Adequadas ao Local

Confira se as Dimensões São Adequadas ao Local

Outro aspecto que você deve observar na hora de escolher um fogão é o tamanho do equipamento. Isso é ainda mais importante no caso dos modelos de embutir, que precisam ser perfeitamente compatíveis com o espaço destinado a eles no local de instalação.


Contudo, mesmo no caso dos fogões de piso esse fator é importante, principalmente se você não tiver muito espaço na sua cozinha. Verifique sempre a altura, largura e comprimento dos modelos e tenha em mente que fogões com maior quantidade de bocas serão sempre maiores.

Atente-se também para o gás, especialmente se não for canalizado. Se este for seu caso, cheque o espaço onde o botijão será instalado. O botijão de gás ficará fora ou dentro da cozinha? Se ficar ao lado do fogão, confira as medidas do fogão mais o botijão e veja se está de acordo com as dimensões do espaço.

⑧ Verifique se o Fogão é Bivolt, 110 ou 220 V

Verifique se o Fogão é Bivolt, 110 ou 220 V

Devido à presença de algumas funções, como acendimento automático e grill, alguns fogões necessitam ser conectados na tomada. Assim, é sempre necessário verificar a sua voltagem. Os aparelhos são de 127 V, 220 V ou bivolt. 


Caso você compre um aparelho com voltagem menor do que a sua tomada, ele pode não ligar. Se for ao contrário, o fogão pode queimar! Portanto, fique atento e não deixe de conferir a voltagem. Em muitos casos, os mesmos modelos estão disponíveis em 110 ou 220 V, bastando escolher antes de comprar!

Outro ponto importante para se verificar é: se você mora em um local cujo condomínio é o responsável pela compra do gás, confira se o tipo utilizado é GLP ou GN. 


A diferença é que o GLP - Gás Liquefeito de Petróleo - é comercializado em cilindros (botijões) e o GN - Gás Natural - é fornecido através de uma rede de canalização. Para utilizar o gás natural, será necessário um ajuste no fogão, trocando os bicos injetores e a calibração da chama. 


Se tiver dúvidas quanto à troca dos bicos e a calibração, contrate um profissional experiente, a fim de evitar acidentes.

Conclusão



Os fogões são produtos essenciais para toda residência. Escolher o melhor modelo para a sua cozinha pode parecer fácil, mas requer atenção a todos os detalhes, como tamanho, número de bocas e funcionalidades. Além disso, é uma tendência do mercado oferecer produtos cada vez mais fáceis de limpar e que sejam práticos no uso.


Nesse artigo mostramos tudo o que você deve observar na hora da compra e selecionamos os melhores modelos no nosso ranking. Faça sua escolha com atenção e certamente você terá um produto adequado à sua rotina. E se você conhece alguém que também está procurando por um bom fogão, não esqueça de compartilhar nossas dicas!

0
146
Os Melhores Fornos de Convecção (Brastemp, Oster e mais)

Os Melhores Fornos de Convecção (Brastemp, Oster e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores iPhones para comprar

Os Melhores iPhones para comprar

defaultuser.png
Admin
10 months ago
Os Melhores PCs Gamer Completos (Core i5, Core i7 e mais)

Os Melhores PCs Gamer Completos (Core i5, Core i7 e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Notebooks Acer (Aspire, Nitro e mais)

Os Melhores Notebooks Acer (Aspire, Nitro e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Ventiladores Mondial (Mesa, Coluna e Parede)

Os Melhores Ventiladores Mondial (Mesa, Coluna e Parede)

defaultuser.png
Admin
9 months ago