O iPad é um dos produtos mais populares e versáteis da Apple. Lançado no Brasil em 2011, ele já se tornou um queridinho de quem gosta de assistir vídeos, trabalhar, ler e estudar de forma confortável. Além disso, o dispositivo oferece diversas opções relacionadas a tecnologia, design e acessórios.
A Apple possui 4 linhas de tablet: o iPad Pro, iPad Air, iPad e iPad Mini. Mas, além do preço e tamanho, quais as diferenças entre eles? Para sanar essa dúvida, reunimos todas as informações que você precisa para comparar os 5 melhores iPads para estudar, desenhar, jogar ou outras atividades. Confira!
No.1
APPLE
iPad Pro 12,9" 5ª geração | MXAY2BZ/A
O Melhor iPad Apple: Desempenho Imbatível
Se você é um profissional que precisa de tecnologia de ponta e de um dispositivo que não vá te deixar na mão, o modelo Pro é o melhor iPad que você pode ter. Ele utiliza o chip M1, o mais poderoso da Apple. Segundo a marca, a bateria de alta duração chega a 10 horas em uso moderado. Incrível!
Com sua tela de 12,9", o iPad Pro é perfeito para quem precisa de liberdade. Considerando a altíssima resolução oferecida pela tecnologia Liquid Retina XDR, mais o desempenho impressionante, é ideal para designers, engenheiros e editores de vídeo. Ainda melhor com a Apple Pencil de 2ª geração!
A câmera ultra-angular tem sensor de movimento que te acompanha enquanto se movimenta, ideal para chamadas de vídeo. Tudo isso torna este o melhor iPad da Apple, e o favorito de milhares de usuários online pela praticidade, alta produtividade e fácil sincronização com o iPhone.
No.2
APPLE
iPad Pro 11" 3ª geração | MHQR3BZ/A
O Top de Linha Mais Compacto
O Pro de 11" é o melhor iPad da Apple para quem tem precisa de um top de linha imbatível, mas que não seja tão grande. O chip M1 ganha em desempenho a muitos computadores e notebooks, disponível nas versões com 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 ou 2 TB de memória.
Vários usuários online considerando o Pro 11" o iPad com melhor preço para criação de conteúdo, edição de vídeos, com resolução de câmera de tirar o fôlego. Quer fazer uma transmissão ao vivo de pé? A câmera ultra-angular te acompanha em qualquer ângulo!
O iPadOS oferece várias ferramentas nativas interessantes para quem está pesquisando qual o melhor iPad para estudar, incluindo o recurso Escrever à mão. Em resumo, é um top de linha mais compacto e acessível que não vai te deixar na mão em qualquer circunstância!
No.3
APPLE
iPad Air 5ª Geração | MM9E3BZ/A
Excelente Custo-Benefício
Para quem precisa do melhor iPad custo-benefício para trabalhar e estudar, a linha Air é uma das mais indicadas. Este aparelho tem o mesmo processador dos tops de linha da marca, com resolução de tela razoável e visor com revestimento à prova de impressões digitais.
Além do reconhecimento facial, que já é uma marca registrada da Apple, o iPad Pro tem sensor de digital integrado. A conexão de Wi-Fi é de altíssima velocidade, e você ainda pode optar pela versão com 256 GB de armazenamento.
Quer ter um aparelho com a sua cara? Há várias cores disponível para escolher: azul, cinza-espacial, estelar, rosa ou roxo. Muito mais fácil escolher o melhor iPad Air para seu estilo! Compare já os preços nos links de venda a seguir!
No.4
APPLE
iPad 9ª Geração | MK2L3LL/A
Opção Acessível para Uso Intermediário
Esta é a opção ideal para quem busca qual o melhor iPad para estudar e desenhar investindo menos. Ele tem o processador mais básico entre os modelos apresentados, mas fluido o suficiente fazer anotações, jogos intermediários, navegar na internet e usar vários apps ao mesmo tempo.
Um destaque interessante do iPad de 9ª geração é o design que lembra os primeiros aparelhos da marca, com sensor de impressão digital dedicado. Por outro lado, há quem não goste de as margens do aparelho serem grossas, e ocuparem um espaço que poderia ser da própria tela.
Muitos o consideram o melhor iPad para estudar nessa faixa de preço, considerando as ferramentas nativas oferecidas pelo sistema iPadOS 15. Isso inclui aplicativos de anotação e desenho, experiência realista de escrita com a Apple Pencil. Um custo-benefício muito bom!
No.5
APPLE
iPad Mini 6ª Geração | MK7M3BZ/A
Pequeno, Leve e Fácil de Carregar
O Mini é o melhor iPad se a sua intenção é ter um dispositivo compacto, leve e fácil de carregar. Com apenas 293 g e 6,3 mm de espessura, ele é um pouco maior do que um smartphone, cabe facilmente em qualquer bolsa e pode ser utilizado com apenas uma das mãos.
Apesar de pequeno, o seu chip A15 Bionic é de alta performance e permite a realização de diversas tarefas. O modelo está disponível nas versões com 64 GB e de 256 GB de armazenamento, sendo essa a maior delas, ideal para mais liberdade de utilização.
Se decidir usar o iPad Mini com a Apple Pencil, saiba que ela se fixa à lateral do aparelho magneticamente. Muito prático! Além disso, o sensor de impressão digital fica localizado na parte superior, e responde rapidamente ao toque. Visite as lojas online para se apaixonar ainda mais pelo iPad Mini!
Como Escolher o Melhor iPad
Para escolher o melhor iPad de última geração, não basta verificar o modelo, é preciso conferir o desempenho, usabilidade, resolução de tela e faixa de preço. A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber para fazer a compra mais adequada ao seu perfil. Veja!
① Antes de Tudo, Conheça os Modelos e Veja Qual o Mais Adequado para Você
Não é à toa que a Apple desenvolveu 4 modelos de iPad. Cada um deles possui características específicas, projetadas para atender às necessidades de diferentes públicos. Seja para estudar, desenhar ou trabalhar, a Apple tem o ideal para te atender!
iPad Pro: Profissional e Potente, São os Top de Linha da Apple
O iPad Pro foi desenvolvido para uso profissional, como o próprio nome já sugere. Por ser um produto potente que ultrapassa o desempenho de computadores tradicionais, é amplamente utilizado por designers, engenheiros, editores, fotógrafos, videomakers e outros profissionais.
Esse modelo possui 2 tamanhos de tela, 11 e 12,9", ambas com altíssima resolução. Para ter bordas mais finas, o botão home foi retirado desse modelo. Portanto, ao invés do Touch ID, o desbloqueio do dispositivo é feito pelo Face ID, que reconhece o rosto do usuário de forma segura e eficaz.
O iPad Pro de última geração utiliza o chip M1, um hardware poderoso, que entrega uma performance de arrancar elogios até dos mais exigentes. Além disso, a memória RAM chega a 16 GB, o que garante que você não terá problemas ao usar vários apps abertos ao mesmo tempo. O melhor iPad de última geração!
iPad Air: O Intermediário Avançado da Marca
O iPad Air de última geração é considerado um intermediário avançado. Ele possui o mesmo chip poderoso da linha Pro, mas com menos tecnologias avançadas de tela. A memória RAM de 8 GB é o suficiente para navegação fluída entre várias aplicações.
Outra diferença do iPad Air é que ele não possui reconhecimento facial (Face ID), mas desbloqueio por impressão digital (Touch ID). Além de ligar o aparelho, o botão também serve como método de segurança ao pagar na Apple Pay ou iniciar login em apps.
Da mesma forma que o iPad Pro, o Air teve a sua tela expandida e abandonou o botão home nas últimas versões. Assim, a tela de 10,9" oferece ainda mais espaço útil, ideal para editar fotos e assistir vídeos. Considere essa linha se estiver buscando o melhor iPad custo-benefício!
iPad 9ª Geração: A Opção Mais Básica para Estudar e Desenhar
Chamado simplesmente de iPad, esse modelo está na sua 9ª geração e é uma das linhas mais vendidas da Apple, graças ao preço acessível. Por possuir especificações mais básicas que os iPad Pro e Air, ele é recomendado para estudantes e profissionais que não têm uma demanda tão pesada de uso.
Mas não se engane, embora ele seja mais simples, o chip A13 Bionic possui alto desempenho e trouxe boas melhorias em relação às gerações passadas, com GPU 20% mais rápida. O último iPad lançado dessa linha tem tela de 10,2", com resolução razoável para ver vídeos e editar fotos.
Considerado um produto fino e leve, o iPad 9ª geração tem menos de 500 g e boa resistência a pequenos impactos. O modelo mantém o botão home e o desbloqueio é feito através do Face ID, sem a opção de reconhecimento facial. Note que, por ter bordas maiores, o espaço útil da tela é reduzido.
Apesar do iPad 9ª Geração ter sido lançado em setembro de 2021, quando comparado com o iPad Pro e o iPad Air, o iPad 9ª Geração usa tecnologias ultrapassadas. Por exemplo, seu conector ainda é o lightining, enquanto o conector do iPad Air e do Pro é USB-C.
O iPad 9ª Geração não suporta 5G e não é capaz de gravar vídeos em 4K, entre outras limitações. Entretanto, seu preço é bem convidativo, quando comparado com os seus irmãos mais poderosos.
iPad Mini: Compacto, Potente e Fácil de Carregar
Compacto e funcional, o iPad Mini utiliza uma tela de 8,3”, sendo assim, um dispositivo perfeito para quem busca leveza e mobilidade. Ele é ideal para quem quer um aparelho com tela maior que a do smartphone, mas sem comprometer o espaço na bolsa ou chamar muita atenção.
Embora seja mini, ele supera o desempenho do iPad de 9ª geração, graças ao processador A15 Bionic. Por isso, é perfeito para usuários intermediários que exijam performance superior. Também é um dos melhores modelos de iPad para jogos, se você busca um aparelho mais compacto.
Assim como o iPad de 9ª geração, o iPad Mini possui botão home e o seu desbloqueio é feito através da leitura da digital. Pesando pouco menos de 300 g, esse modelo é a opção perfeita para quem precisa ter o aparelho sempre a mão. Considere este iPad de última geração!
② Observe a Capacidade de Armazenamento do iPad
A Apple disponibiliza diferentes opções de capacidade de armazenamento em cada modelo, a qual começa em 32 GB e pode chegar até 2 TB. Mas você sabe qual iPad comprar em questão de capacidade? Confira a seguir a recomendações e também em quais modelos essas capacidades estão disponíveis.
Vale lembrar que os iPad não permitem a expansão por cartão de memória, por isso é muito importante fazer uma escolha consciente. Para evitar problemas, o mais indicado é adquirir uma versão acima daquilo que você precisa, assim, se as atualizações ficarem mais pesadas, você não terá problemas.
Quando pensamos em economizar, imediatamente pensamos em pegar o modelo com menor capacidade de armazenamento, afinal, quanto maior a capacidade, mais caro o aparelho.
Entretanto, dependendo do modelo, você consegue dobrar a capacidade de armazenamento pagando apenas um pouco a mais, o que vale a pena considerar, principalmente se você vai usar intensivamente seu iPad para gravar vídeos, assistir cursos, fazer download das aulas ou criar muitos projetos de arte digital.
③ Conheça a Resolução para Escolher o Melhor iPad para Desenho e Edição de Fotos
Uma das características que mais diferencia os modelos de iPad é a resolução de tela. Alguns são mais focados em uso básico, enquanto outros oferecem qualidade superior para desenhistas e designers. Para saber qual o melhor iPad nesse quesito, conheça as principais tecnologias da marca:
Com tantos benefícios, fica evidente a diferença que a tela e as tecnologias aplicadas a ela podem fazer no seu iPad, não é mesmo? Portanto, não esqueça de verificar quais delas estão disponíveis no modelo escolhido. Dessa forma você poderá aproveitar ao máximo a sua nova aquisição.
Apesar da resolução da tela variar entre modelos, ela é sempre proporcional ao tamanho da tela, ou seja, quando a tela aumenta, a resolução aumenta proporcionalmente, mas mantendo e mesma taxa de pixels por polegada (ppi), que é de 264 ppi.
Ou seja, em termos de visualização de detalhes, não há muita diferença, entretanto, recursos como antirreflexo, brilho e outras características mais avançadas podem tornar a experiência visual mais agradável nos modelos mais caros.
④ Se Você Gosta de Tirar Fotos, Fique de Olho na Resolução das Câmeras
Todos os tipos de iPad possuem, pelo menos, 2 câmeras, sendo 1 traseira e 1 frontal. De modo geral, as câmeras traseiras possuem qualidade superior, de 8 a 12 MP. Em alguns casos, há 2 lentes traseiras, sendo uma responsável por efeitos de foco ou profundidade. Já as frontais costumam ter 12 MP.
Se para você, um conjunto poderoso de câmeras é essencial, o melhor a fazer é apostar no iPad Pro. Ele possui lente frontal ultra-angular para resultados incríveis no modo retrato. Já as traseiras contam com o Palco Central, que mantém você centralizado enquanto se movimenta em chamadas de vídeo.
Com exceção do iPad de 9ª geração, todos os modelos gravam em 4K com a câmera traseira. Por gravar em apenas 30 fps na câmera traseira, o modelo de 9ª geração oferece menos estabilidade ao gravar em movimento que os outros, que gravam em 60 fps.
⑤ Procure pelo Melhor iPad em Duração de Bateria
Ninguém gosta de ficar dependendo do carregador o tempo todo enquanto trabalha ou estuda. Felizmente, a Apple tem investido em iPhones e iPads com maior autonomia de bateria, e informa qual a potência de cada aparelho em watts/hora.
O líder nesse quesito é o iPad Pro de 12,9", com 40,8 Wh. Já o iPad Mini, mais compacto, tem 19,3 Wh. O ideal é que, quanto maior tela e resolução, maior seja a potência da bateria, principalmente se você o utilizará para jogos e apps pesados. Não deixe essa característica de fora de sua pesquisa!
⑥ Descubra Qual iPad Comprar para Usar com Apple Pencil, Smart ou Magic Keyboard
Utilizar um “lápis” no seu iPad pode deixar o uso mais divertido e prático, não é mesmo? Felizmente, todos os iPad agora possuem conectividade com o Apple Pencil de 1ª ou 2ª geração. Com ele você pode escrever, desenhar e fazer anotações no seu aparelho.
A Apple também disponibiliza o Smart Keyboard Folio, um teclado inteligente que se conecta de forma automática ao encostar no iPad, tornando o uso ainda mais conveniente. Porém, apenas os modelos atuais são compatíveis. Versões anteriores, como o iPad 6ª Geração só podem ser conectados a teclados Bluetooth.
Além dessas opções há a novidade mais recente da Apple, o Magic Keyboard. A proposta é a mesma da versão Smart, porém com algumas diferenças. Esse teclado possui teclas retroiluminadas, ajuste de inclinação mais preciso e conta ainda com um Trackpad, que te permite usar um cursor, como em notebooks.
O iPad, principalmente o Pro, pode substituir perfeitamente um notebook em termos de produtividade. Apps como o Microsoft Office e as ferramentas do Google estão disponíveis, assim como as ferramentas para edição de fotografias, vídeos e criação de imagens da Adobe.
Se você constantemente usa um notebook, vale a pena experimentar um iPad com o Apple Pencil e o Smart Keyboard.
Conclusão
Como você pôde ver, a Apple tem uma boa variedade de iPads, e com isso consegue abranger vários perfis de usuário. Agora você já sabe que observando detalhes como modelo, armazenamento, tela, tecnologias e compatibilidade, fica mais fácil escolher o modelo ideal, não é mesmo?
Então, que tal fazer a sua escolha tomando por base em nossa seleção? Todos os modelos citados nele são de excelente qualidade e já estão com links para as melhores lojas online do país. Se surgir alguma dúvida, volte aqui para relembrar as nossas dicas. Por fim, compartilhe o artigo com os amigos!