Admin 9 months ago

As Melhores Placas-Mãe Baratas (DDR3 e mais)

1 1 1 2 2 2 3 3 3 4 4 4 5 5 5 6 6 6 7 7 7 8 8 8 9 9 9 10 10 10

No.1


GIGABYTE

Placa-Mãe Gigabyte B450 Aorus M

Placa-Mãe Gigabyte B450 Aorus M Foto 1



Melhor Placa-Mãe Barata Focada em Desempenho


A B450 AORUS M é uma placa-mãe barata AM4 da Gigabyte que oferece suporte para os processadores Ryzen 3000 e é retrocompatível com os modelos 2000 e 1000. Ela vem com a tecnologia AMD StoreMI, que acelera os dispositivos de armazenamento para reduzir o tempo de inicialização do PC.


Outro diferencial da placa-mãe Gigabyte AORUS é o conector M.2 com proteção térmica, oferecendo mais segurança ao dissipar o calor dos dispositivos M.2. A placa conta ainda com RGB Fusion 2.0, permitindo controlar as faixas de luz da placa de outros hardwares conectados ao computador.


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795


No.2


ASUS

Placa-Mãe ASUS Prime H510M-E

Placa-Mãe ASUS Prime H510M-E Foto 1



Para Processadores Intel Modernos



A placa-mãe ASUS Prime H510M-E com soquete Intel LGA 1200 vem pronta para 11ª e 10ª gerações de processadores Intel e Windows 11. A placa possui também opções de ajustes inteligentes que fornecem diversas opções de alterações no desempenho usando software e firmware. 


Alguns dos controles do sistema são ajustes no desempenho de acordo com sua produtividade, funções voltadas para controle de gasto de energia e controle de refrigeração do sistema utilizando o software FAN Xpert. A placa recebe avaliações positivas na Amazon por seu custo-benefício. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.3


MSI

Placa-Mãe MSI B450M PRO-M2 MAX

Placa-Mãe MSI B450M PRO-M2 MAX Foto 1



Com Tecnologia Turbo para Mais Velocidade


A MSI informa que suas placas-mãe são projetadas com um design conveniente, permitindo que até mesmo os usuários com menos experiência consigam fazer personalizações no PC, encontrando os slots com facilidade. Vale destacar que esta placa-mãe barata MSI tem suporte para Windows 10. 


A B450M PRO-M2 MAX oferece tecnologia turbo que potencializa a capacidade de seus componentes. O Turbo M.2, por exemplo, atinge velocidades de até 32GB/s com PCI-Express Gen3 x4. Além disso, o suporte máximo para a CPU é o processador Ryzen 9, garantindo que a placa-mãe MSI suporte upgrades. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.4


GIGABYTE

Placa-Mãe Gigabyte AMD A320M-S2H | GA-A320M-S2H

Placa-Mãe Gigabyte AMD A320M-S2H  Foto 1


Recomendada para PCs Gamers Intermediários



A placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H é compatível com processadores AMD Ryzen de 1ª, 2ª e 3ª geração e A-series/Athlon de 7ª geração. Essa placa-mãe Gigabyte suporta resolução 4K, desde que a placa de vídeo suporte essa resolução, permitindo que o usuário desfrute de conteúdos em alta definição.


Com o Smart Fan 5, a placa-mãe GA-A320M-S2H permite que o PC gamer mantenha o desempenho sem esquentar demais. Isso acontece porque ela conta com 5 sensores térmicos distribuídos e 2 conectores de ventoinha híbridos, detectando automaticamente se o dispositivo utiliza PWM ou Modo de Voltagem.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.5


ASUS

Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR

Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR Foto 1





Controle de Temperatura e de LEDs RGB


A placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming oferece opções de vários modos de otimização de consumo de energia. Além disso, também é possível controlar a refrigeração feita com ar ou líquido para manter a temperatura estável, permitindo até o ajuste dos coolers da placa de vídeo com o software Fan Xpert2+.


A placa conta também com uma pequena faixa de LEDs RGB e com um conector integrado para tiras de LED RGB, permitindo a sincronização de forma simples com hardwares compatíveis com Aura Sync. Alguns usuários da Amazon informam que a ausência de dissipadores nos VMRs impede overclocks pesados. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.6


ASUS

Placa-Mãe ASUS EX-A320M-GAMING | EX-A320M-GAMING

Placa-Mãe ASUS EX-A320M-GAMING Foto 1



Construção Reforçada para Maior Durabilidade


A EX-A320M-GAMING é uma placa-mãe ASUS pensada para uso contínuo executando programas ou jogos. Ela conta com revestimento antiumidade, PCIe x16 banhado a ouro e outras proteções contra danos por umidade, corrosão e sobretensão, fazendo com que sua durabilidade seja até 6x maior, segundo a ASUS.


A placa também conta com um header para water cooler e outras soluções de dissipação de calor que utilizem refrigeração a água. A BIOS gráfica possui uma aparência atraente e pode ser usada por usuários iniciantes no I-Café Mode ou por usuários mais experientes no Advanced Mode. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.7


ASUS

Placa-Mãe ASUS Prime - H310M-E R2.0/BR

Placa-Mãe ASUS Prime - H310M-E R2.0/BR Foto 1



Placa-Mãe Boa e Barata para i5 e Outros


Para quem busca uma placa-mãe ASUS para processadores Intel recentes, como a 9ª e 8ª geração, a Prime H310M-E pode ser uma boa opção. A tecnologia ASUS OptiMem suporta kits com 2 memórias, chegando a até 32 GB com mais estabilidade e compatibilidade, executando jogos ou programas pesados sem perda de desempenho.


A BIOS da placa-mãe ASUS foi premiada como uma das melhores interfaces e BIOS do mercado. Ela oferece a opção de Q-Fan Control para configurar manualmente a velocidade de operação dos coolers ou escolher um dos perfis pré-configurados, protegendo a placa automaticamente ao atingir 75°C. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.8


ASROCK

Placa-Mãe ASRock A320M-HDV

Placa-Mãe ASRock A320M-HDV Foto 1



Suporte para Windows 11 e VR


A placa-mãe ASRock A320M-HDV oferece suporte para Windows 11 e tecnologia VR Ready, garantindo a compatibilidade com jogos que utilizam tecnologia de Realidade Virtual. Além disso, a função Triple Monitor permite acrescentar 3 monitores simultaneamente


Para aqueles que procuram não só uma placa-mãe barata e de qualidade, mas também querem um setup bonito, a placa-mãe ASRock é feita na cor preto safira, dando uma aparência premium ao acabamento. A ASRock oferece ainda uma loja de apps para manter as atualizações em dia com mais facilidade

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.9


ASUS

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming H310M-Plus Gaming/BR

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming H310M-Plus Gaming/BR Foto 1



Placa-Mãe Barata DDR4 para Processadores Intel


A placa-mãe ASUS TUF H310M-Plus Gaming/BR é construída para processadores Intel e focada na máxima durabilidade, recebendo componentes TUF de nível militar. Ela também acompanha Aura Sync RGB, uma tecnologia que permite a sincronização dos LEDs da placa-mãe com outros componentes.


Embora a placa-mãe ASUS TUF tenha um ótimo preço, alguns usuários relatam nos e-commerces que os slots PCIe ficam obstruídos após a instalação de placas de vídeo mais volumosas. Ainda segundo os usuários, o mesmo ocorre com a instalação de um air cooler no processador, cobrindo um dos slots de memória. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.10


ASROCK

Placa-Mãe ASRock H310CM-HG4

Placa-Mãe ASRock H310CM-HG4 Foto 1



Placa-Mãe Barata e Boa


A ASRock H310CM-HG4 é feita no padrão Micro ATX e tem chipset Intel H310 com soquete LGA 1151, suportando processadores de 8ª e 9ª geração. Além disso, ela conta com Full Spike Protection, que protege os componentes mais sensíveis a picos de energia, prevenindo instabilidades no sistema.


Ela recebe várias avaliações positivas nos sites de venda, que destacam sua aparência bonita e tamanho pequeno, além da BIOS facilmente configurável. Mas, se você deseja colocar um SSD M.2 para mais velocidade, essa não é a melhor opção, pois a placa-mãe ASRock H310CM-HG4 tem apenas slots SATA. 

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

Como Escolher a Melhor Placa-Mãe Barata


Para te ajudar a encontrar uma placa-mãe barata, selecionamos alguns critérios que vão deixar sua pesquisa mais simples e objetiva. Conferir características como chipset, soquete, quantidade e tipos de slots, além de conexões disponíveis torna a diferenciação das placas mais fácil. 

① Entenda se o Padrão da Placa-Mãe Barata está de Acordo com Seu Gabinete

Entenda se o Padrão da Placa-Mãe Barata está de Acordo com Seu Gabinete

As placas-mãe seguem 3 padrões principais que irão definir as dimensões do modelo e isso determina a compatibilidade com o gabinete. Além disso, o tamanho da placa-mãe também influencia na quantidade de slots e hardwares suportados. Confira mais detalhes a seguir:


  • Mini ITX: com dimensões próximas de 15 x 15 cm, as placas mini ITX podem ser colocadas em gabinetes muito compactos, porém elas têm menos espaço para slots, dificultando a realização de upgrades futuros. 
  • Micro ATX: também oferecem um tamanho compacto (24,4 x 24,4 cm), porém mais versáteis por terem uma média de 3 slots de expansão, sendo o padrão mais comum em placas-mãe baratas atuais.  
  • ATX: as placas ATX possuem um tamanho de 30,5 x 24,4 cm e, em média, 6 slots de expansão PCIe. Esse padrão é recomendado para quem tem intenção de realizar muitos upgrades e está disposto a investir bastante no PC.


As medidas devem ser usadas como base para a escolha de um gabinete com espaço suficiente para a placa-mãe. Alguns fabricantes podem variar alguns centímetros em cada padrão, então procure fazer um cálculo com folga. Lembrando que, quanto mais espaço, melhor será a circulação de ar no gabinete. 

② Escolha uma Placa-Mãe Barata com Soquete Compatível com o Processador

Escolha uma Placa-Mãe Barata com Soquete Compatível com o Processador

Outra questão que deve ser analisada é a compatibilidade da placa-mãe com o processador. As placas-mãe possuem soquetes próprios para determinados chips e limitações físicas, como a quantidade de pinos, que tornam o soquete da placa-mãe restrito a modelos específicos.

 

Dessa forma, é preciso ficar atento se o processador escolhido será AMD ou Intel, se o soquete é compatível e se há suporte para a geração do processador escolhido. Caso contrário, o processador não irá funcionar e não será possível fazer nenhum tipo de adaptação. 


Os soquetes mais populares no mercado são o AMD AM4 com os processadores AMD Ryzen e Athlon. Já os mais populares da Intel são Intel LGA 1151 e LGA 1200, compatíveis com os processadores Core i. Além disso, é necessário verificar se as versões e gerações são compatíveis com a BIOS da placa-mãe.



Top 10 Melhores Processadores Intel em 2023 (i3, i5, i7, i9, Xeon e mais)Top 10 Melhores Processadores Intel em 2023 (i3, i5, i7, i9, Xeon e mais)

③ Observe a Quantidade de Slots de Memória RAM e a Capacidade Suportada

Observe a Quantidade de Slots de Memória RAM e a Capacidade Suportada

Placas no modelo Mini ITX são menores, por isso costumam ter apenas 2 slots. Placas Micro ATX possuem entre 2 ou 4 slots, geralmente para memórias do tipo DDR4, variando entre 32, 64 e 128 GB máximos. Já placas com padrão ATX têm 4 ou até mesmo 8 slots, permitindo que o usuário chegue 256 GB de memória RAM. 


Se você necessita de mais performance no computador para executar atividades pesadas, não deixe de conferir a capacidade de memória RAM. Essa capacidade varia também de acordo com o poder do processador da máquina. Lembre-se também de considerar a possibilidade de realizar upgrades no futuro.


Nós também temos um artigo com as melhores marcas de memória RAM do mercado. Clique no link abaixo e confira!

A forma mais comum de aumentar o desempenho de um computador barato é aumentar a quantidade de memória RAM. Infelizmente, muitas placas baratas só oferecem 2 slots de memória RAM. 


Se estes slots estão ocupados, para aumentar a capacidade de memória RAM, é necessário tirar os pentes de memória atuais para colocar outros com maior capacidade. Se sua placa suporta 4 slots e só 2 estão ocupados, no futuro, você pode facilmente aumentar o desempenho do seu computador colocando mais pentes de memória.



④ Para Fazer Upgrades, Prefira Placas com Mais Slots de Expansão

Para Fazer Upgrades, Prefira Placas com Mais Slots de Expansão

Escolher uma placa-mãe barata com mais slots de expansão torna possível fazer upgrades no futuro, permitindo que a placa-mãe leve muito mais tempo para se tornar obsoleta. Os slots de expansão podem ser usados para a instalação de hardwares como placas de vídeo, por exemplo.


É preciso verificar a quantidade de slots e também a velocidade de cada um. A forma de conexão utilizada é o PCI Express (PCIe) e a velocidade da transmissão é medida em x16, x8, x4 até x1, sendo mais rápidas as conexões com números mais altos. Observe também a versão, que pode ser de 2.0, 3.0 ou 4.0, que é mais moderna.

Apesar de raro, algumas placas-mãe baratas também oferecem o recurso de Bluetooth. Este recurso é muito interessante para quem possui caixas de som ou fones com Bluetooth. Também é muito útil para quem deseja usar um mouse sem fio ou Bluetooth. Considere esse recurso como um diferencial interessante para placas-mãe.

⑤ Confira a Quantidade de Slots para Armazenamento SSD e HD

Confira a Quantidade de Slots para Armazenamento SSD e HD

Da mesma forma que os slots de expansão são importantes para fazer upgrades no PC, os slots de armazenamento são utilizados para conectar hardwares como SSDs e HDDs. As conexões desses hardwares podem ser feitas utilizando entradas SATA ou M.2


A interface SATA tem velocidade de transferência de dados limitada e é conectada utilizando cabos de mesmo nome. Já os SSDs M.2 SATA ou NVMe são conectados diretamente na placa-mãe, tornando o setup mais organizado. Os SSDs NVMe oferecem também a vantagem de ter uma transferência de dados superior


Se você tem interesse em saber mais sobre SSDs M.2 NVMe eSATA, confira nosso artigo clicando no link abaixo.

Top 10 Melhores SSDs M.2 em 2023 (NVMe e SATA)Top 10 Melhores SSDs M.2 em 2023 (NVMe e SATA)

⑥ Verifique as Conexões Disponíveis na Placa-Mãe Barata

Verifique as Conexões Disponíveis na Placa-Mãe Barata

As conexões da placa-mãe que ficam expostas na parte traseira do gabinete são usadas para conexão de monitores, cabo de internet, headset e periféricos, como mouse e teclado. Sendo assim, é preciso observar quantas e quais os modelos de conexão disponíveis na placa-mãe barata. 


Dessa forma, você garante que está comprando um modelo versátil que comportará todos os dispositivos que você precisar. Os conectores mais comuns para vídeo são VGA, D-SUB, HDMI e DisplayPort. Algumas placas oferecem também recursos como suporte para 4K e VR. 


Mouse e teclado podem ser conectados usando entradas PS/2 ou USB. Nas placas-mãe baratas, é comum encontrar USBs 2.0 e 3.0, sendo que o USB 3.2 é a versão mais moderna atualmente. Para a internet, há a entrada LAN, também chamada de RJ45. Por fim, existem os conectores de áudio e microfone.  

Placas-mãe baratas buscam economizar de diversas formas, e uma destas formas é ter um número reduzido de conectores USB de gerações mais novas, como os 3.0 e 3.2. Mas o problema de número de portas USB pode ser facilmente contornado usando equipamentos chamados hubs USB. 


Estes hubs permitem compartilhar a conexão USB com vários dispositivos, oferendo várias portas no mesmo aparelho.

Top Melhores Placas-Mãe Baratas


1º lugar:GIGABYTE|Placa-Mãe Gigabyte B450 Aorus M


2º lugar:ASUS |Placa-Mãe ASUS Prime H510M-E


3º lugar:MSI|Placa-Mãe MSI B450M PRO-M2 MAX


4º lugar:GIGABYTE|Placa-Mãe Gigabyte AMD A320M-S2H 


5º lugar:ASUS |Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR


6º lugar: Placa-Mãe ASUS EX-A320M-GAMING


7º lugar: Placa-Mãe ASUS Prime - H310M-E R2.0/BR


8º lugar: Placa-Mãe ASRock A320M-HDV


9º lugar: Placa-Mãe ASUS TUF Gaming H310M-Plus Gaming/BR


10º lugar:Placa-Mãe ASRock H310CM-HG4



Conclusão



A placa-mãe é o ponto inicial na montagem de um computador, sendo necessária para conectar todos os outros hardwares. Esperamos que as nossas dicas tenham facilitado sua escolha, ajudando a conferir dados como chipset, soquete, slots de memória RAM, armazenamento e expansão, além das conexões disponíveis. 


Se ficou com alguma dúvida, não deixe de checar o guia novamente, considerando também os produtos do nosso ranking na hora de escolher a melhor placa-mãe barata. Por fim, não deixe de compartilhar este artigo com amigos e parentes que estejam montando um PC com bom custo-benefício! Até a próxima!

0
322
Os Melhores Ventiladores de Parede (Arno, Ventisol e mais)

Os Melhores Ventiladores de Parede (Arno, Ventisol e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
As Melhores Câmeras Espiãs (Lâmpada, Carregador e mais)

As Melhores Câmeras Espiãs (Lâmpada, Carregador e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Liquidificadores Blender (Mondial, Philco e Mais)

Os Melhores Liquidificadores Blender (Mondial, Philco e Mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
As Melhores Caixas de Som Centrais em 2023 (JBL, Yamaha e mais)

As Melhores Caixas de Som Centrais em 2023 (JBL, Yamaha e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Fones de Ouvido com Microfone (JBL, Sony e mais)

Os Melhores Fones de Ouvido com Microfone (JBL, Sony e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago