Admin 9 months ago

Os Melhores Notebooks para Estudantes (Acer, Asus e mais)

Escolher um notebook para estudantes é um passo importante para acompanhar aulas, fazer trabalhos e participar de chamadas de vídeo, de forma organizada. Uma das maiores vantagens do notebook para estudos é a portabilidade, podendo ser utilizado em casa, na faculdade ou no trabalho.  


Marcas como Acer, Asus, Dell e Samsung são conhecidas por sua diversidade de modelos. Mas como saber qual o melhor notebook para estudos? Elaboramos um guia para te ajudar nessa escolha, além de um ranking com os 10 melhores notebooks para estudantes no final deste artigo. Confira!

1 1
1 2 2
2 3 3
3 4 4
4 5 5
5 6 6
6 7 7
7 8 8
8 9 9
9 10 10
10

No.1


SAMSUNG

Notebook Samsung Flash F30 | NP530XBB-AD2BR

Notebook Samsung Flash F30  Foto 1


Melhor Notebook para Estudante com Bom Teclado



O Samsung Flash F30 é a melhor opção de notebook para estudantes atualmente. Seu peso de apenas 1,37 kg permite que você o leve para qualquer lugar sem ocupar muito espaço. O modelo também possui leitor de impressão digital, garantindo segurança e privacidade para seus arquivos.


Seu design excepcional que imita tecido é ideal para longos períodos de digitação, proporcionando uma sensação mais suave ao repousar os pulsos. Vale lembrar também que o SSD de 64 GB deste notebook Samsung para estudante garante espaço e velocidade ao iniciar os programas do equipamento.


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.2


POSITIVO

Notebook 2 em 1 Positivo DUO | C464C



Notebook 2 em 1 Positivo DUO Foto 1



2 em 1 com Preço Acessível


Para os estudantes que estão em dúvida entre um tablet ou um notebook, o notebook Positivo DUO C464C é uma ótima escolha. Com um valor acessível, o modelo dispõe de uma tela touchscreen em Full HD com abertura reforçada de 360°, que transforma o notebook para estudar em tablet.


Além disso, o modelo vem acompanhado de uma caneta capacitiva para você usar em sua tela sensível ao toque. Vale lembrar que seu armazenamento é de apenas 64 GB e o sistema operacional do Windows 10 utiliza uma boa parcela do seu espaço. Por isso, recomendamos um upgrade com um cartão Micro SD.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.3


ACER

Notebook Acer Aspire 3 | A315-23-R6DJ

Notebook Acer Aspire 3 Foto 1




Desempenho Rápido com AMD DirectX 12


A tecnologia AMD DirectX 12 presente no Acer Aspire 3 permite um melhor desempenho do notebook, pois consegue acessar simultaneamente todos os núcleos da CPU. Dessa forma, a AMD consegue realizar um melhor aproveitamento da placa de vídeo integrada deixando o notebook para estudos mais rápido.


Outro ponto forte do aparelho é seu armazenamento de 1 TB, deixando você tranquilo para guardar com segurança todos os seus arquivos, sendo possível armazenar até 200 mil fotos. E sua memória RAM de 8 GB é mais que suficiente para abrir várias abas ou programas ao mesmo tempo.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.4


LENOVO

Notebook Lenovo Ideapad S145 | 82DJ0001BR



Notebook Lenovo Ideapad S145 Foto 1



Notebook Para Estudos e Jogos Leves


O Lenovo Ideapad S145 é recomendado para aqueles que procuram um notebook para estudar, mas que também pretendem usá-lo para jogos leves. Seu processador Intel Core i5 de 10ª geração garante uma boa performance em jogos como The Sims 4, League of Legends e Minecraft.


O notebook Lenovo também conta com alto-falantes certificados pela Dolby Audio, que permitem aumentar o volume sem distorcer o som. Além disso, a tela de 15,6” Full HD antirreflexo possui abertura de até 180°, criando maior flexibilidade para ajustar o ângulo de visão de acordo com sua preferência.


imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.5


APPLE

Notebook Apple MacBook Air



Notebook Apple MacBook Air Foto 1



Chip M1 para Realizar Qualquer Tarefa


O MacBook Air vem equipado com o chip M1 da Apple. Com ele será possível rodar qualquer programa, indo do mais leve ao mais pesado. Mesmo sendo extremamente fino e compacto, a bateria consegue manter o notebook para estudantes até 18 horas longe da tomada.


O chip M1 também proporciona uma alta qualidade de câmera e, somada aos 3 microfones integrados, faz o notebook Apple ser uma excelente opção para quem realizada muitas chamadas de vídeo. Outro ponto de destaque do modelo é seu teclado retroiluminado, que facilita a digitação em ambientes escuros.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.6


SAMSUNG

Notebook Samsung Book E20 | NP550XCJ-KO1BR

Notebook Samsung Book E20 Foto 1



Praticidade na Hora de Fazer Upgrades



O Samsung Book E20 possui tampas traseiras específicas que permitem a realização de upgrades, sendo uma tampa para o HD e outra para a memória RAM. Assim você pode aumentar a capacidade do seu dispositivo e ampliar facilmente a memória. Tudo isso sem comprometer a garantia do seu notebook Samsung.


Seu processador Intel Celeron de 10ª geração proporciona fluidez nas tarefas simples. Este notebook Samsung para estudantes também possui um acabamento premium. Com bordas de 6,7 mm e espessura total de 18,9 mm, que aproveitam ao máximo o tamanho da tela de 15,6" e de seu teclado.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.7


DELL

Notebook Dell Inspiron 15 3000 | i15-3501-A25P



Notebook Dell Inspiron 15 3000 Foto 1



Com SSD de 256 GB e Qualidade Dell


O destaque do Dell Inspiron 15 3000 é seu armazenamento, uma das melhores opções com SSD de 256 GB nessa faixa de preço. A velocidade do SSD somada ao processador Intel Core i3 de 10ª geração garante uma maior velocidade durante a realização de tarefas.


O notebook Dell também dispõe do Dell Mobile Connect, que permite fazer chamadas, enviar textos e receber notificações, além de transferir arquivos entre o celular e o notebook. O modelo também possui teclado numérico, facilitando a vida dos estudantes que fazem cálculos com frequência.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.8


SAMSUNG

Notebook Samsung Chromebook 4 | XE310XBA-KT2BR



Notebook Samsung Chromebook 4 Foto 1



Portátil, Leve e Direto ao Ponto


O Samsung Chromebook 4 é uma ótima opção para aqueles que procuram um notebook para estudar barato. Com tela HD de 11,6” e peso de 1,18 kg, o notebook Samsung para estudantes garante leveza e portabilidade para levá-lo na mochila ou na bolsa sem ocupar muito espaço.


Possui o sistema operacional Chrome OS, que ocupa pouco espaço dos 64 GB disponíveis, deixando mais espaço livre para o usuário. Lembrando que o Chrome OS possui algumas limitações e só é possível baixar os programas e aplicativos presentes na Google Play Store.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.9


ASUS

Notebook Asus ZenBook 14 | UX434FAC-A6339T



Notebook Asus ZenBook 14 Foto 1



Duas Telas para Mais Produtividade


Para quem busca o melhor sem restrições de preço, o ZenBook 14 é completo e pode ser usado como notebook para estudos e trabalho. A Asus traz em seu modelo o ScreenPad 2.0, uma tela secundária sensível ao toque que funciona de maneira similar a um smartphone, aumentando a produtividade do usuário. 


Este notebook Asus tem 8 GB de memória expansíveis e pode ser usado como notebook para estudantes de arquitetura, design ou engenharia. Isso porque sua tela Full HD fornece ótima qualidade de imagem e seu processador Intel Core i7 de 10ª geração roda os principais programas de modelagem 3D

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

No.10


POSITIVO

Notebook Positivo Motion | C4500D



Notebook Positivo Motion Foto 1



Bom Custo-Benefício e Fabricado no Brasil


O Positivo Motion C4500D entra para o ranking sendo a melhor opção para quem procura um notebook para estudar barato com características básicas, mas que não vai deixar na mão. Seu armazenamento de 500 GB garante espaço mais do que suficiente para quem pretende usar o modelo para estudar.


Um dos destaques do notebook são suas 3 teclas de acesso rápido, que possibilitam a opção de acessar Netflix, Deezer e YouTube com apenas um clique. Outro ponto positivo é a possibilidade de utilizar o touchpad como teclado numérico, onde você pode alternar sua função apenas deslizando o dedo.

imagempequenaamazon-removebg-preview.png?1697003795

O Que um Notebook para Estudante Precisa Ter?

O Que um Notebook para Estudante Precisa Ter?

Um notebook para estudante precisa ter, antes de tudo, uma boa configuração. É fundamental ter um bom processador, tela com boa resolução, quantidade razoável de armazenamento e memória, além de uma bateria duradoura para dar conta das atividades do dia a dia.


É vantajoso que o modelo tenha programas básicos de edição de textos, player de vídeo e acesso à internet para aulas e pesquisas online. Se você precisa de um notebook para estudantes de arquitetura ou design, opte por aqueles que contam com atibutos mais aprimorados e específicos para esse curso.


Com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher o mais adequado para seus estudos.


Como Escolher o Melhor Notebook para Estudantes

Para escolher o melhor notebook para estudantes é preciso estar atento a uma série de características, como sistema operacional, tela, peças de hardware, bateria e peso. Para você entender todas essas informações, detalhamos cada um desses tópicos abaixo. Confira!

① Verifique se o Sistema Operacional É o Que Você Está Habituado

Verifique se o Sistema Operacional É o Que Você Está Habituado

O sistema operacional mais utilizado em notebooks para estudantes é o Windows 10, que possui várias funcionalidades e recursos que facilitam a vida dos estudantes. Alguns fabricantes fazem questão de confirmar que seus notebooks receberão a atualização Windows 11.


Quem usa gadgets da Apple, como iPhone, AirPods, iPad, Apple Watch ou outros, pode optar por um notebook para estudos com macOS, sistema operacional do notebook Apple. Isso porque há uma integração entre os aparelhos, gerando um ecossistema da Apple muito prático de utilizar. 


O Chrome OS é um sistema operacional pensado para ser o mais objetivo possível, sendo necessário apenas ligar o notebook e usar. Ele vem com alguns aplicativos simples e é possível baixar outros da Google Play Store como um celular Android. Escolha o que for mais vantajoso para você!


Para estudantes de Engenharia da Computação e Ciência da Computação, uma boa opção de sistema operacional é o Linux. Além de leve e altamente configurável, o Linux oferece diversos recursos interessantes para estudantes de computação, que normalmente não estão disponíveis no Windows.

② Notebooks para Estudante com Telas Menores São Mais Fáceis de Carregar

Notebooks para Estudante com Telas Menores São Mais Fáceis de Carregar

Em geral, o tamanho das telas de notebooks para estudantes varia de 11,6” até 15,6”. Modelos com telas menores são mais práticos de carregar na bolsa. Mas para ver vídeos, uma quantidade maior de polegadas pode ser melhor. Outro aspecto é a qualidade da imagem, proporcional à definição da tela:


  • HD: recomendada para usos básicos, como escrita e leitura de e-mails. A resolução de imagem das telas HD é de 720p (1280 x 720 pixels), em formato 16:9.
  • Full HD: indicada para quem também deseja assistir filmes e séries no notebook além de estudar, pois, a imagem possui alta qualidade, com resolução de 1080p (1920 x 1080 pixels), em formato 16:9.  
  • WQXGA: tela de alta definição, com resolução de 2560 × 1600 pixels, com uma proporção um pouco diferente, de 16:10.


Existem telas que contam com função touch screen. Isso torna a interação com o notebook mais rápida e versátil, principalmente para quem gosta de tomar notas ou utilizar recursos gráficos, como editores de imagem. Modelos com touch screen também costumam ser 2 em 1, transformando-se em tablet ao girar 360º. 


Para anotações durante a aula, um notebook que suporte caneta é uma opção interessante. Estes notebooks podem funcionar como cadernos digitais, permitindo o aluno fazer anotações durante a aula. 


Se o notebook também tiver microfone e câmera, o aluno pode também capturar a voz do professor e tirar fotos de apresentações, para complementar suas anotações.

③ Escolha o Processador de Acordo com os Programas Usados para Estudar

Escolha o Processador de Acordo com os Programas Usados para Estudar

O processador é uma das peças mais importantes do notebook, funcionando como um cérebro para o aparelho. Ele é responsável por processar as informações durante o uso. Por isso, é preciso que a capacidade do processador acompanhe a quantidade de tarefas que serão executadas


  • Apple M1: desenvolvido pela Apple para substituir os chips Intel. É o mesmo processador utilizado no iPhone 12. Possui alto desempenho e permite uma duração maior de bateria. Para usos intensos, como edição de imagem e vídeo. 
  • Intel Celeron: processador básico, voltado para a execução de poucas tarefas. Seu uso é focado em quem busca economizar e realizar tarefas muito simples no notebook para estudos. 
  • Intel Core i3: voltado para a realização de tarefas simples cotidianas, como trabalhar com algumas abas no navegador abertas, escrever um documento em um editor de texto ou assistir filmes e séries.
  • Intel Core i5: possui alto desempenho e pode ser utilizado para executar uma grande quantidade de tarefas simultaneamente, recomendado para navegação na internet, editar textos e assistir vídeos. 
  • Intel Core i7: modelo de alta velocidade e ótimo desempenho. Recomendado para atividades pesadas como edição de imagens e vídeos, podendo ser utilizado até mesmo para jogos. 
  • AMD Ryzen 3: similar ao modelo i3 da Intel. É recomendado para usos básicos do dia a dia, como navegação na internet, edição de textos e leitura de e-mail.


Conforme as gerações de processadores aumentam, os processadores se tornam mais eficientes que os da geração anterior. Sendo assim, optar por um notebook i3 de 10ª geração pode ser melhor que escolher um notebook i5 de 3ª geração, por exemplo. 


Quanto mais poderoso o processador mais caro é o notebook. Às vezes é mais barato ter um notebook bem simples, para anotações em sala, e um computador mais robusto em casa, do que um notebook muito potente. Avalie seu uso para fazer uma escolha sábia.

④ Placas de Vídeo Integradas Atendem Bem os Estudantes

Placas de Vídeo Integradas Atendem Bem os Estudantes

A placa de vídeo é responsável por gerar as imagens que serão exibidas na tela, como textos, imagens e vídeos. As placas de vídeo integradas suportam uma carga de trabalho menor e ficam acopladas ao processador, podendo ser utilizadas para atividades mais básicas, como os estudos, por exemplo. 


  • Intel UHD Graphics: embutida nos processadores da linha Core i. Essa placa integrada oferece um custo menor e funciona bem em um notebook para estudantes, pois consegue executar vídeos em alta resolução e jogos leves. 
  • AMD Radeon Graphics: é uma placa de vídeo integrada de entrada com baixo consumo de bateria. Possui tecnologia AMD FreeSync Vega 3 para uma imagem mais fluida, permitindo executar jogos intermediários. 
  • Apple M1: apesar de ser uma placa de vídeo dedicada, a Apple conseguiu unir alta capacidade de processamento com economia de bateria. Pode ser utilizada para atividades mais intensas, como edição de imagem e vídeo. 


A placa de vídeo integrada consome menos bateria, fazendo com que o notebook tenha mais autonomia para atividades como estudos ou trabalho. Já os modelos com placas dedicadas são recomendados para outros perfis de usuário, como quem gosta de jogar e não busca por baterias de longa duração. 

⑤ Prefira Notebooks com 4GB de RAM ou Mais

Prefira Notebooks com 4GB de RAM ou Mais

A memória RAM armazena dados temporários de programas enquanto as tarefas são executadas. Prefira modelos com no mínimo 4 GB de memória RAM para conseguir executar tarefas diárias básicas, como edição de texto, mandar e-mails e navegar na internet.


Usuários que pretendem utilizar o notebook para tarefas mais pesadas, devem preferir notebooks com 8 GB de RAM. Assim, terão mais fluidez na execução de tarefas que exigem mais do notebook, como abrir vários programas simultaneamente ou utilizar programas de edição de imagem e vídeo


Alguns notebooks oferecem ainda a possibilidade de fazer upgrades, tornando possível acessar a parte interna do notebook. Tudo isso através de tampas traseiras específicas para mudar o hardware sem haver perda da garantia. Normalmente, é possível trocar a memória e o HD dessa maneira. 

⑥ Confira se o Espaço de Armazenamento É Suficiente para Seus Estudos

Confira se o Espaço de Armazenamento É Suficiente para Seus Estudos

Ter espaço suficiente para instalação de programas e armazenamento de arquivos é um ponto importante para escolher entre os notebooks ideais para estudantes. Para isso, existem diferentes hardwares de armazenamento e cada um interfere na velocidade em que os arquivos são acessados:


  • HD (Hard Disk): modelo mais antigo e um pouco mais lento, porém possui grande espaço de armazenamento por um baixo custo.
  • SSD (Solid State Drive): hardware mais veloz, que contribui para o aumento da performance do notebook para estudantes. Porém, seu custo é o mais elevado das 3 opções. 
  • eMMC (Embedded Multimedia Card): comum nos notebooks de entrada, oferece leitura e gravação de dados veloz, semelhantes ao SSD. Mas possuem pouco espaço de armazenamento, geralmente, até 64 GB de capacidade. 


É importante lembrar que o SSD deve ficar com pelo menos 20% de armazenamento livre para que seu desempenho não seja afetado. Quem precisa de grande capacidade de armazenamento deve optar por um notebook com HD ou fazer um upgrade para um SSD maior.



Para estudantes, muitas vezes, não é necessário investir em muito espaço de armazenamento muito grande no notebook. Se for necessário, o estudante sempre pode ligar um HD externo no notebook para copiar os dados e deixar no notebook apenas o necessário.

⑦ Bateria e Peso Influenciam na Portabilidade do Notebook

Bateria e Peso Influenciam na Portabilidade do Notebook

Um notebook com maior autonomia de bateria consegue passar mais tempo longe da tomada. Isso é ótimo para quem deseja utilizar o notebook fora de casa, seja em bibliotecas, cafés ou outros locais sem tomadas acessíveis. Prefira modelos com pelo menos 6 horas de autonomia para mais mobilidade. 


Outro fator importante é o peso do notebook. Ninguém gosta de carregar uma mochila pesada o dia todo, não é mesmo? Principalmente quem estuda em período integral ou trabalha. Em geral, o peso dos notebooks para estudantes varia entre 1,15 kg e 1,94 kg. Fique de olho!


Se você vai levar seu notebook na mochila, considere investir em uma capa emborrachada para aumentar a proteção. Esta capa envolve todo o notebook e amortece as quedas. Ela funciona como uma espécie de "meia gigante" envolvendo todo notebook e mantendo-o protegido. Quando for usar o notebook, é necessário tirar da capa.

Conclusão



Observar todos os detalhes apresentados antes de finalizar sua compra fará toda diferença para você comprar o melhor notebook para estudantes. Assim, esse equipamento te acompanhará em todas as suas aulas e atividades por um longo tempo e sem travamentos. 


Como são muitas informações para prestar atenção, não deixe de consultar o guia sempre que precisar. Considere os melhores modelos disponíveis no mercado apresentados no ranking. E se você conhece alguém que esteja buscando um notebook para estudantes, compartilhe este artigo! Boas compras!


0
162
Os Melhores Mouses sem Fio (Logitech, Microsoft e mais)

Os Melhores Mouses sem Fio (Logitech, Microsoft e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Fogões Dako (4 e 5 Bocas)

Os Melhores Fogões Dako (4 e 5 Bocas)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Tablets Baratos (Positivo, Multilaser e mais)

Os Melhores Tablets Baratos (Positivo, Multilaser e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Headsets Wireless (Logitech e mais)

Os Melhores Headsets Wireless (Logitech e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago
Os Melhores Fones de Ouvido com Microfone (JBL, Sony e mais)

Os Melhores Fones de Ouvido com Microfone (JBL, Sony e mais)

defaultuser.png
Admin
9 months ago